Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/4217
Título: | Opinião de adolescentes católicos sobre o aplicativo papo de adolescentes |
Título(s) alternativo(s): | Catholic teen opinion on teen chat app |
Autor(es): | LOPES, Mariana Borges Sodré |
Palavras-chave: | Enfermagem Aplicativo móvel Adolescente Prevenção IST Nursing Mobile application Teenager Prevention IST |
Data do documento: | 21-Mar-2019 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | A difusão de smartphones tem causado impactos positivos nos últimos tempos no âmbito da educação em saúde, principalmente com o público adolescente, onde a utilização de aplicativos móveis torna-se uma estratégia eficaz na contribuição da educação em saúde, visto que favorecem o aprendizado de forma interativa. Com o intuito de promover a utilização de tecnologias educativas no setor da saúde, este estudo apresenta como objetivo relatar a opinião de adolescentes católicos sobre o aplicativo móvel Papo de Adolescente. Trata-se de um estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa, realizado do período de novembro a dezembro de 2018, utilizando para coleta de dados o Grupo Focal. Participaram do estudo cinco adolescentes católicos, selecionados pela técnica de Bola de Neve. Para análise dos dados, optou-se pela análise qualitativa de conteúdo, utilizando-se: pré-análise, categorização dos dados e tratamento e interpretação dos dados. Os aspectos éticos foram obedecidos e o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer de nº 1.165.129/15. Os resultados foram apresentados nas categorias: impressões sobre o aplicativo Papo de Adolescente e otimizando o aplicativo Papo de Adolescente. O aplicativo Papo de Adolescente foi avaliado como de fácil acesso e autoexplicativo, sendo compreendido ainda como útil e relevante. No entanto, evidenciou-se que antes de ser disponibilizado aos adolescentes ainda são necessárias adequações na diagramação, interatividade e otimização do desempenho do software, a fim de disponibilizar um aplicativo mais atrativo e com mais qualidade. Admite-se que a opinião do público alvo é importante para o aprimoramento no desenvolvimento de uma tecnologia educativa, considerando que com o feedback fornecido pelo usuário final, o desenvolvedor pode melhorar informações, manter aspectos positivos e corrigir erros, garantindo a usabilidade do aplicativo. |
Descrição: | ABSTRACT The dissemination of smartphones has recently caused positive impacts in the field of health education, especially with the adolescent public, where the use of mobile applications becomes an effective strategy in the contribution of health education, since they favor the learning of form interactive. With the purpose of promoting the use of educational technologies in the health sector, this study aims to report the opinion of Catholic adolescents on the mobile application of Teenage Chat. This is an exploratory descriptive study with a qualitative approach, carried out from november to december 2018, using the Focal Group for data collection. Five Catholic adolescents, selected by the technique of Snowball, participated in the study. To analyze the data, we opted for the qualitative content analysis, using: pre-analysis, categorization of data and treatment and interpretation of data. Ethical aspects were obeyed and the project was approved by the Research Ethics Committee under the opinion of No. 1,165,129 / 15. The results were presented in the categories: impressions about the Teen Chat application and optimizing the Teen Chat application. The Teen Chat application was evaluated as easy to access and self-explanatory, and is still understood as useful and relevant. However, it was evidenced that before it is made available to adolescents, adjustments in the diagramming, interactivity and optimization of software performance are still necessary in order to make a more attractive and quality application available. It is assumed that the public's opinion is important for the improvement in the development of an educational technology, considering that with the feedback provided by the end user, the developer can improve information, maintain positive aspects and correct errors, guaranteeing the usability of the application. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4217 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Enfermagem do Campus de Imperatriz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIANALOPES.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 204,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.