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http://hdl.handle.net/123456789/4227
Título: | Conhecimento dos acadêmicos sobre a sistematização da assistência de Enfermagem |
Título(s) alternativo(s): | Nursing stundents’ knowledge about nursing care systematization |
Autor(es): | SILVA, Hotanilde Lima |
Palavras-chave: | Estudantes de enfermagem Educação em enfermagem Processo de enfermagem Nursing students Education Nursing process |
Data do documento: | 10-Dez-2018 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | A sistematização da assistência de enfermagem é essencial para organização, autonomia e reconhecimento profissional, entretanto são encontradas algumas dificuldades em sua realização ligadas a formação acadêmica. Objetivo: identificar o conhecimento dos acadêmicos sobre a sistematização de assistência de enfermagem. Estudo exploratório, transversal realizado em uma universidade pública do interior do Nordeste do Brasil. A coleta foi realizada com acadêmicos do 3º, 4º, 7º e 8º períodos, entre os meses de abril asetembro de 2018. Foi utilizado um instrumento dividido em perguntas relacionadas ao autoconceito acerca do conhecimento da sistematização e perguntas específicas relacionadas ao conhecimento do mesmo tema.Utilizou-se o programa Microsoft Excel versão 365 para categorização das variáveis e análise descritiva dos dados. Foi considerado o ponto de corte de 70% para avaliação satisfatória do desempenho dos acadêmicos. Os resultados revelaram que a percepção do aprendizado não obteve valores substanciais. Apenas as questões sobre a etapa de investigação e avaliação alcançaram valores acima de 70% no que se refere ao conhecimento específico. A disciplina de saúde do idoso foi apontada como a que mais utiliza a sistematização da assistência (43%). Constatou-se que as percepções e conhecimento acerca do aprendizado possuem fragilidades. Faz-se necessário a mudanças na composição curricular como forma de suprir a necessidade de conhecimento sobre a sistematização da assistência de enfermagem. |
Descrição: | ABSTRACT Nursing care systematization is fundamental for the professional organization, autonomy and acknowledge, there are, however, a number of difficulties in accomplishing it related to nursing undergraduate education. The a im of this study was to identify students' knowledge about nursing care systematization. A cross-sectional and explorative study carried out in a public university in a city in the Northeast of Brazil. Data collection was under taken with nursing students in the 3rd, 4th, 7th and 8th semester, between April and September 2018. The instrument applied consisted of learning self-evaluation questions, each item wasscoredwith5 points Likerts cal ranged from 0 (none self-evaluation) to 4 (major self-evaluation of knowledge) and the instrumental so included closed-ended questions about learning skills. Categorization of variables and descriptive analysis were conducted in Microsoft Office Excel 365 program. The cut-off point was 70% for satisfactory assessment of academics' performance. Results revealed that learning self-evaluation haven unachieved expected values. Only the questions about nursing history and nursing evaluation have achieved values over than 70% concerning specific knowledge. Aged care nursing was pointed as the subject that most used the nursing care systematization (43%). This finding shows gaps in teaching perception and competencies. This evidence suggests changes in the curriculum as a path to supplying the needed knowledge about nursing care systematization. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4227 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Enfermagem do Campus de Imperatriz |
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