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dc.contributor.authorOLIVEIRA, Maria Ludmilla Silva de-
dc.date.accessioned2020-01-15T13:33:34Z-
dc.date.available2020-01-15T13:33:34Z-
dc.date.issued2019-12-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4250-
dc.descriptionM-government refers to a set of public-sector-driven strategies coupled with communication with mobile devices to enhance service channels and ways of accessing information (LEMOS; ARAUJO, 2018). This work has developed a mobile prototype that assists in monitoring and reporting irregularities in works, services or public access sites, also thinking of a way for the user to engage in the application. In the mobile context we see that the motivation to engage in an application stems from the positive influences they bring to the user attracted by the satisfaction and interests of the user (KIM; KIM; WACHTER, 2005). The creation of this system used a methodology that had the following software development activities: the modeling, which is responsible for collecting and analyzing the system requirements, the development, which had as steps: software design and implementation and the tests, to do a system validation. Through tests conducted with potential users of the system, it was noticed that the application generated positive influences and that 85.7 % considered the system objective clear, and more than 85 % was satisfied with the usability of the application. With this it was found that the application satisfies its main intention of acting as a clear form of communication between the population and public agencies, and thinking of engaging users to continue to use the application by generating positive influences.pt_BR
dc.description.abstractO m-government se refere a um conjunto de estratégias conduzidas por setores públicos unido à comunicação com os dispositivos móveis para incrementar os canais de serviços e as formas de acesso às informações (LEMOS; ARAUJO, 2018). Este trabalho fez o desenvolvimento de um protótipo móvel que auxilie no monitoramento e na denúncia de irregularidade em obras, serviços ou locais de acesso públicos, pensando também em uma forma do usuário se engajar na aplicação. No contexto móvel, vemos que a motivação para se engajar em uma aplicação decorre das influências positivas que elas trazem para o usuário, atraídas pela satisfação e interesses do usuário (KIM; KIM; WACHTER, 2005). A criação desse sistema usou uma metodologia que possuía as seguintes atividades de desenvolvimento de software: a modelagem, que corresponde à elicitação e análise dos requisitos do sistema; o desenvolvimento, que teve como etapas: projeto e implementação do software e os testes para fazer uma validação do sistema. Através de testes, realizados com possíveis usuários do sistema, percebeu-se que a aplicação gerava influências positivas e que 85,7% dos usuários consideravam claro o objetivo do sistema, sendo que mais de 85% deles estavam satisfeitos com a usabilidade da aplicação. Com isso foi constatado que a aplicação satisfaz o seu principal objetivo que é agir como uma forma clara de comunicação entre a população e os órgãos públicos, além de engajar os usuários a continuar utilizando a aplicação através da geração influências positivas.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectengajamento; aplicativo; socialpt_BR
dc.subjectEngagement; mobile application;socialpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um aplicativo móvel para fiscalização e denúncias de irregularidades em obras e serviços públicos: Um estudo de caso.pt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of a mobile application for inspection and reports of irregularities in works and public services: A case study.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação de Engenharia da Computação do Campus do Bacanga

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