Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4266
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dc.contributor.authorSANTOS, Sebastião Henrique Nascimento-
dc.date.accessioned2020-02-05T16:21:47Z-
dc.date.available2020-02-05T16:21:47Z-
dc.date.issued2019-12-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4266-
dc.descriptionAbstract Teaching in Software Engineering is traditionally based on the presentation of concepts at the formal level with lectures. Theoretical knowledge is essential but only it is not enough for the student to be prepared to make decisions in the market. Thus, it is necessary to train students with theoretical and practical content in order to evolve traditional education to dynamic approaches that involve aspects of real projects. Serious games or educational games are becoming increasingly used tools to stimulate the learning of aspects related to Software Engineering. However, there are few games used in the classroom, as there is no synthesized information about them, avoiding them from being replicated. Thus, the game Risking was developed, a card game that motivate the student to relate risks of software projects with possible solutions. For the development of the game, it was necessary to identify the state of the art of educational games developed for teaching Software Engineering. To obtain empirical information about the learning and experience evoked by the game, it was used in three Software Engineering classes. To evaluate the game, the MEEGA+ questionnaire and a Focus Group dynamic was applied. The suggested results about the game were well accepted and the students approved about the use, social interaction and learning through a fun activity.pt_BR
dc.description.abstractO ensino de Engenharia de Software tradicionalmente é realizado a partir da apresentação de conceitos em nível formal com aulas expositivas. Embora essencial somente o conhecimento teórico não é suficiente para que o aluno esteja preparado para a tomada de decisões apresentadas no mercado. Assim é necessário capacitar os alunos com conteúdo teórico e prático, de forma a evoluir da educação tradicional para abordagens dinâmicas que envolvam aspectos de projetos reais. Jogos sérios ou jogos educacionais estão se tornando ferramentas cada vez mais utilizadas para estimular o aprendizado dos aspectos relacionados a engenharia de software. No entanto, poucos são os jogos aplicados em sala de aula, pois não há informações sintetizadas sobre os mesmos, impedindo que sejam adquiridos e replicados. Dessa forma, foi desenvolvido o jogo Arriscando, um jogo de cartas que motiva o aluno a relacionar riscos de projetos de software com possíveis soluções. Para o desenvolvimento do jogo foi necessário identificar o estado da arte dos jogos educacionais desenvolvidos para o ensino da Engenharia de Software. Para obter evidências empíricas sobre o aprendizado e a experiência evocados pelo jogo, o mesmo foi utilizado em três aulas de Engenharia de Software. Para avaliar o jogo, foi aplicado o questionário MEEGA+ e uma dinâmica de Focus Group. Os resultados sugerem que o jogo foi bem aceito e que os alunos aprovaram a dinâmica utilizada, a interação social e o aprendizado por meio de uma atividade divertida.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectJogos Educacionaispt_BR
dc.subjectGerenciamento de Riscospt_BR
dc.subjectMEEGA+pt_BR
dc.subjectFocus Grouppt_BR
dc.subjectEducational Gamept_BR
dc.subjectRisk Managementpt_BR
dc.subjectMEEGA+pt_BR
dc.subjectFocus Grouppt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um jogo educacional para o ensino de riscos e mitigações em engenharia de softwarept_BR
dc.title.alternativeDevelopment of an educational game for teaching risks and mitigations in software engineeringpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga

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