Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4267
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dc.contributor.authorMARTINS, Robson Thiago Cavalcante-
dc.date.accessioned2020-02-05T16:33:19Z-
dc.date.available2020-02-05T16:33:19Z-
dc.date.issued2019-12-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4267-
dc.descriptionABSTRACT Over the years, technology has advanced exponentially and rampantly. The volume of new technologies that come to the market, with increasingly technical refinement, require the user a certain level of knowledge about the subject, or how to operate such a tool. This type of knowledge is not always accessible to all classes and types of public, who are marginalized and feel the effects of social and digital exclusion. These effects generate disability in certain groups of society, making it impossible to access basic services due to lack of handling and knowledge in the area. Among these is the target audience of this work, the elderly, or the group called seniors. This paper aims to present a free digital platform easily accessible to facilitate the dissemination of technology content for the elderly suffering from digital exclusion. This study shows the importance of gerontology in the study of the elderly lifestyle, as well as the branch of gerontology, the educational, can be used for content formation aimed at the elderly, especially for distance learning. This study also describes what virtual learning environments are, their definition and applications for the benefit of distance education. In this study are also detailed tools used for distance learning and how their use benefits student learning and their importance in distance learning. This study will also present the proposed tool ‘EducaTec – Terceira Idade’. A distance learning platform aimed at teaching the elderly with difficulties in assimilating basic computer content and technologies, bringing a simple and easy to understand method, a website with registered users, video classes and interactive assessment methods. During this study, a validation proposal of this tool is also approached, so that its advantages, disadvantages and possible corrections are scored. Finally, it concludes that the use of distance education platforms and tools, as long as they are used correctly and respecting the type of public in the case of the elderly, can be extremely beneficial for the elderly, not only in the professional and intellectual context, as in the personal, generating interaction and knowledge interactively.pt_BR
dc.description.abstractCom o passar dos anos, a tecnologia tem avançado de forma exponencial e desenfreada. O volume de novas tecnologias que chegam ao mercado, com cada vez mais requinte técnico, exigem do usuário um certo nível de conhecimento sobre o assunto, ou sobre como operar tal ferramenta. Este tipo de conhecimento nem sempre está acessível a todas as classes e tipos de público, que ficam a margem população e sentem os efeitos da exclusão social e digital. Estes efeitos geram incapacidade em certos grupos da sociedade, impossibilitando acesso a serviços básicos por falta de manuseio e conhecimento na área. Dentre estes está o público alvo deste trabalho, o idoso, ou o grupo chamado de terceira idade. Este trabalho tem a finalidade apresentar uma plataforma digital gratuita de fácil acesso para facilitar a disseminação de conteúdo de tecnologia para os idosos que sofrem de exclusão digital. Durante este estudo é mostrada a importância da gerontologia no estudo do estilo de vida da terceira idade, assim como o ramo da gerontologia, o educacional, pode ser utilizado para formação de conteúdo voltado para o idoso, especialmente para ensino a distância. Neste estudo também são descritos o que são ambientes virtuais de aprendizagem, sua definição e aplicações para o benefício da educação a distância. Neste estudo também são detalhadas ferramentas utilizadas para o ensino a distância e como o uso delas beneficia o aprendizado do aluno e sua importância no ensino a distância. Neste estudo também será apresenta a ferramenta proposta EducaTec – Terceira Idade. Uma plataforma de ensino a distância voltada ao ensino do idoso com dificuldades em assimilar conteúdos de informática básica e tecnologias, trazendo um método simples e de fácil compreensão, um website com usuários cadastrados, vídeo aulas e métodos de avaliação interativos. No decorrer deste estudo também é abordada uma proposta de validação desta ferramenta, para que sejam pontuadas suas vantagens, desvantagens e possíveis correções. Por fim conclui se o uso de plataformas e ferramentas de educação a distância, desde que sejam utilizadas de forma correta e respeitando o tipo de público no caso a terceira idade, podem ser extremamente benéficas para o idoso, não só no âmbito profissional e intelectual, como no pessoal, gerando interação e conhecimento de forma interativa.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectEnsino ao idosopt_BR
dc.subjectGerontologia Educacionalpt_BR
dc.subjectLearning Management Systempt_BR
dc.subjectVirtual learning environmentpt_BR
dc.subjectDigital inclusionpt_BR
dc.subjectTeaching to the elderlypt_BR
dc.subjectEducational Gerontologypt_BR
dc.subjectLearning Management Systempt_BR
dc.titleAmbiente educativo voltado a inclusão digital de idosospt_BR
dc.title.alternativeEducational environment aimed at digital inclusion of the elderlypt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga

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