Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4292
Título: As particularidades do laço autista: um estudo dos relatos autobiográficos a partir da perspectiva psicanalítica
Título(s) alternativo(s): The particularities of the autistic bond: a study of autobiographical reports from a psychoanalytic perspective
Autor(es): DIAS, Caroline Martins
Palavras-chave: Autismo
Linguagem
Laço
Autobiografia
Psicanálise
Autism
Language
Bond
Autobiography
Psychoanalysis
Data do documento: 7-Jan-2020
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Pretende-se investigar as particularidades da linguagem e as possibilidades de laço que o sujeito autista é capaz de fazer com o outro através do viés psicanalítico. Para tanto, utilizou-se três obras autobiográficas com o intuito de entender acerca do funcionamento autista. O presente trabalho primeiramente realizou o levantamento bibliográfico em obras clássicas da psicanálise, em bases de dados e em autores atuais que discorrem acerca do laço e linguagem. Foi realizada uma sistematização de leitura, para isso, compôs-se uma análise a partir de dois eixos: relação sujeito – outro e linguagem. Se fez necessário entender qual o olhar que a psicanálise tem sobre o funcionamento autístico. Percebeu-se que três se fazem presentes e todos estes fazem relação direta ao posicionamento do autista frente a linguagem e ao Outro. Em relação as autobiográficas, identificou-se que o autista encontra dificuldades em colocar-se como sujeito da enunciação. Para tanto, é capaz de desenvolver várias estratégias para que essa fala seja separada de sua subjetividade, como a verborragia e a ecolalia. O uso do objeto inanimado se faz presente, entretanto, nota-se que enquanto um deles utiliza como forma de contato com o mundo e, portanto, criar laço, uma das autoras usa como uma maneira de comunicar-se sem se defrontar com a alteridade. A utilização do duplo imaginário como maneira de criar um laço possível se mostra presente para duas autoras. Conclui-se que a entrada na linguagem desses sujeitos se deu de maneira singular e própria para cada um, sendo para um através de um objeto, enquanto para as outras duas pela via do afeto e da captura. O laço estabelecido por esses sujeitos é um laço possível, particular, a partir de suas condições.
Descrição: ABSTRACT This work aims to investigate the particularities of language and the possibilities of a bond that the autistic person can make with the other through psychoanalytical bias. Therefore, three autobiographical books were used to understand autistic functioning. The present work first carried out the bibliographical survey in classic works of psychoanalysis, in databases and in current authors who discuss the bond and language. A systematization of reading was made. For this, an analysis was organized from two views: subject-other relation and language. It became necessary to understand what the view that psychoanalysis has on autistic functioning. It was noticed that three are present and all of these are directly related to the autistic positioning regarding language and the Other. Regarding the autobiographical, it was identified that the autistic person finds it difficult to put himself as the subject of the utterance. To this end, it can develop various strategies so that this speech is separated from its subjectivity, such as verbiage and echolalia. The use of the inanimate object is present, however, it is noted that while one of them uses as a form of contact with the world and therefore create bond, one of the authors uses as a way to communicate without facing the otherness. The use of the double imaginary as a way to create a possible bond is present for two authors. It is concluded that the entry in the language of these subjects was unique and proper for each one, being for one through an object, while for the other two through affection and capture. The bond established by these subjects is a possible, particular, bond from their conditions.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4292
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga

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