Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4304
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, Márcia Cristina Costa dos-
dc.date.accessioned2020-02-12T16:41:27Z-
dc.date.available2020-02-12T16:41:27Z-
dc.date.issued2019-12-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4304-
dc.descriptionABSTRACT Human sexuality has always been present in history. The marks of this presence are in the most diverse expressions of art, in the creations of cultures, in politics and in knowledge. Today, there are many variations that frame people into types of sexuality, including homosexuality, a derivative of the historical and political opposition to permitted sexuality as a standard - heterosexuality. Because of this, various knowledge and social actors, from Modernity, build discourses, which are the pretenders to carry a truth about the desire of the subject. Church, medicine, psychiatry, psychoanalysis, among other flavors reflected in their social prejudice mode, feeding violent practices (homophobia) that still operate today. In Brazil, these prejudices are mainly morally oriented, as they consider themselves legitimate because they are “good values”, leading some people to find themselves entitled to recover, humiliate and practice injury against homosexuals. Given this, we seek to analyze how Christian homosexuals deal with their sexualities in the context of the church, in most cases, contrary to homosexual practice. To achieve this goal, the following procedures were adopted: - make a cartography of hygienist practices in relation to non-heteronormative sexual relations, historical processes of homosexual subjectivity construction, prejudice analysis, discrimination and injury against homosexuals, ways identification refusal of homosexuality by these individuals and the construction of new existing territories. As the research method was adopted to map the movements of homosexual desire in the church, observing as lines of escape and encounter, without subjectivation process of Christian homosexual. It was observed in the research that this group of experiences experiences various types of violence, explicit and implicit, internal and external, implying that the Christian religion has a great responsibility in the self-acceptance process of these individuals, and part of this result highlighted in space. Open so that individual homosexuals can say what the camera and expect in living together in society.pt_BR
dc.description.abstractA sexualidade humana sempre esteve presente na História. As marcas dessa presença estão nas mais diversas expressões de arte, nas criações de culturas, de políticas, de conhecimentos. Atualmente, existem inúmeras classificações que enquadram pessoas em tipos de sexualidade, entre elas, a homossexualidade, um derivado da contraposição histórica e política acerca da sexualidade estabelecida como padrão – a heterossexualidade. Em virtude disso, diversos saberes e atores sociais, a partir da Modernidade, construíram discursos, tais quais pretendiam portar uma verdade sobre o desejo do sujeito. A Igreja, a medicina, a psiquiatria, a psicanálise e a psicologia, entre outros saberes, repercutiram ao seu modo preconceitos sociais, alimentando práticas violentas (homofobia) que operam até hoje. No Brasil, esses preconceitos são principalmente orientados moralmente, porquanto considerados legítimos por serem “bons valores”, levando algumas pessoas a se acharem no direito de rechaçar, humilhar e praticar injúria contra homossexuais. Diante disso, buscou-se analisar como os homossexuais cristãos lidam com as suas sexualidades no contexto da igreja, na maior parte das vezes, contrário à prática homossexual. Para chegar a esse objetivo, foram adotados os seguintes procedimentos, - fazer uma cartografia das práticas higienistas em relação às sexualidades não heteronormativas, historicizar processos de construção da subjetividade homossexual, analisar os efeitos do preconceito, discriminação e injúria contra homossexuais cristãos, identificar os modos de recusa da homossexualidade por esses indivíduos e a construção de novos territórios existenciais. Como método de pesquisa foi adotado a Cartografia oriunda de Deleuze e Guattari, que pensa a imanência do desejo e da sociedade por meio do acompanhamento de práticas, a fim de mapear os movimentos do desejo homossexual na igreja, observando as linhas de fuga e de captura no processo de subjetivação do homossexual cristão. Foi observado na pesquisa levantada que esse grupo experimenta vários tipos de violência, explícita e implícita, interna e externa, dando a compreender que a religião cristã tem grande responsabilidade no processo de autoaceitação desses indivíduos. Partindo desse resultado ressaltamos a importância do espaço aberto para que os próprios homossexuais possam dizer o que buscam e esperam na convivência em sociedade.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectHomossexualidadept_BR
dc.subjectCristianismopt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectHomofobiapt_BR
dc.subjectHomosexualitypt_BR
dc.subjectChristianitypt_BR
dc.subjectSubjectivitypt_BR
dc.subjectHomophobiapt_BR
dc.titleDiário de homossexuais cristãos: rompendo com a noiva de Deuspt_BR
dc.title.alternativeChristian homosexual diary: breaking up with God's bridept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MárciaSantos.pdfTrabalho de Conclusão de Curso632,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.