Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/4319
Título: | Brinquedoteca Maria Filó: mecanismos de formação e permanência dos discentes da UFMA – Codó |
Título(s) alternativo(s): | Maria Filó toy library: mechanisms for the formation and permanence of UFMA students - Codó |
Autor(es): | SALAZAR, Francisca Nayara Nascimento |
Palavras-chave: | Brinquedoteca Lúdico Permanência UFMA Codó Toy library Ludic Permanence UFMA Codó |
Data do documento: | 11-Dez-2019 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | Esse estudo é fruto de uma reflexão científica sobre as contribuições das brinquedotecas universitárias para a permanência dos alunos nos cursos de graduação, e vem falar sobre a importância desse espaço para o processo formativo dos alunos(as) e seus filhos(a). As ideias inicias nasceram da necessidade de compreender os papéis e os impactos da brinquedoteca Maria Filó, localizada no campus Codó da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, para o processo de formação e permanência dos(as) alunos(as) dos cursos de graduação deste campus. Os principais autores que ponderam sobre esse estudo, são: Roeder (2007); Negrine (2009); Kishimoto (2011); Roeder (2012); Voitille (2012). Trata-se de uma abordagem qualitativa, onde foram pesquisadas dez alunas do curso de Pedagogia ofertado pelo campus e duas professoras, onde foram questionadas sobre a importância da brinquedoteca frente às necessidades formativas dessas alunas e de seus filhos. Os dados nos fazem refletir que existe uma relação direta para a formação dessas discentes, e a maioria já teve alguma experiência positiva durante o curso de Pedagogia, seja desenvolvendo alguma atividade ou para o empréstimo de materiais pedagógicos para auxiliar em suas atividades docentes fora da instituição. Com isso, esse estudo coloca em pauta a necessidade de conhecer esse espaço, assim como também visa estimular a criação e fortalecimento de espaços como este, abrindo um campo de discussão sobre as contribuições para a aprendizagem dos sujeitos envolvidos nesses processos. |
Descrição: | ABSTRACT This study is the result of a scientific reflection on the contributions of university toy libraries for students to remain in undergraduate courses, and comes to talk about the importance of this space for the formative process of the students and their children. The initial ideas were born from the need to understand the roles and impacts of the toy library Maria Filó, located on campus Codó of Universidade Federal do Maranhão – UFMA, for the process of formation and permanence of the students of the undergraduate courses of this campus. The main authors who consider this study are: Roeder (2007); Negrine (2009); Kishimoto (2011); Roeder (2012); Voitille (2012). This is a qualitative approach, where twelve students of the Pedagogy course offered by the campus and two teachers were surveyed, where they were asked about the importance of the playroom in face of the formative needs of these students and their children. The data make us reflect that there is a direct relationship for the formation of these students, and most have had some positive experience during the Pedagogy course, whether doing some activity or borrowing teaching materials to help with their teaching activities outside the institution. Thus, this study puts in the agenda the need to know this space, as well as stimulating the creation and strengthening of spaces like this, opening a field of discussion about the contributions to the learning of the subjects involved in these processes. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4319 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FRANCISCA-SALAZAR.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.