Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4321
Título: A utilização das TIC na educação básica e a inclusão digital nas escolas no município de Mata Roma-MA
Título(s) alternativo(s): The use of ICT in basic education and digital inclusion in schools in the municipality of Mata Roma-MA
Autor(es): SARMENTO, Deyvilla Ruanna Marques
Palavras-chave: Aprendizagem
Dificuldades nos sites de buscas
Ensino digital
Escola pública
Learning
Difficulties in search engines
Digital education
Public school
Data do documento: 4-Dez-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: A utilização da tecnologia dentro das escolas é uma ferramenta enriquecedora no processo de ensino e aprendizagem, pois proporciona ao educador informações complementares que os livros didáticos não possuem e que podem auxiliá-los durante suas aulas. O presente trabalho objetivou identificar como os recursos tecnológicos são disponibilizados na educação básica e como os docentes utilizam no processo de ensino-aprendizado. A pesquisa teve cunho qualitativo, buscando por meio de observações cuidadosas entender a realidade vivenciada no ambiente escolar. Para a coleta dos dados, utilizou-se entrevistas com perguntas abertas voltadas ao público docente em cinco escolas da rede pública na zona urbana, quatro do Ensino Fundamental e uma do Ensino Médio, totalizando 30 professores participantes dessa pesquisa. Inicialmente foi realizada a análise e exploração do material, e depois, o tratamento dos dados, que foram organizados em planilhas no Microsoft Excel analisando a frequência das respostas observadas e posteriormente definindo categorias a partir de experiências positivas e negativas sobre o uso das mídias digitais em sala de aula. Observamos que mesmo em pleno século XXI e diante de uma geração tão conectada, a falta de acesso digital nas escolas públicas é evidente no município de Mata Roma, repercutindo nas dificuldades de acesso e manuseio de computadores por alunos e dificuldade em utilizar outros recursos digitais como datashow por alguns professores. De forma geral, a internet está inserida na sociedade e na vida dos jovens alunos de forma tão intensa que, se for utilizada corretamente, pode influenciar positivamente a maneira com que o docente ensina, abrindo novas portas para o desenvolvimento dos saberes.
Descrição: ABSTRACT The use of technology within schools is an enriching tool in the teaching and learning process, as it provides the educator with complementary information that textbooks do not have and can help them during their classes. The present work aimed to identify how technological resources are available in basic education and how teachers use them in the teaching-learning process. The research had a qualitative nature, seeking through careful observations to understand the reality experienced in the school environment. For data collection, we used interviews with open-ended questions aimed at the teachers in five public schools in the urban area, four in elementary school and one in high school, with a total of 30 teachers participating in this research. Initially, the material was analyzed and explored, and then the data was processed and were organized in spreadsheets in Microsoft Excel, analyzing the frequency of the observed responses, and later defining categories based on positive and negative experiences on the use of digital media in the classroom. We observed that even in the middle of the 21st century and facing such a connected generation, the lack of digital access in public schools is evident in the city of Mata Roma, reflecting the difficulties of access and handling of computers by students and difficulty in using other digital resources such as projectors by some teachers. In general, the Internet is inserted in society and in the lives of young students so intensely that, if used correctly, it can positively influence the way teachers teach, opening new doors for the development of knowledge.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4321
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DEYVILLA-SARMENTO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso421,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.