Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/4324
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SILVA, Márcio José Nunes da | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-03T17:03:07Z | - |
dc.date.available | 2020-03-03T17:03:07Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-10 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/4324 | - |
dc.description | ABSTRACT It is known that nowadays education faces several barriers in search of good income in student learning, especially when it comes to teaching chemistry in the public sector. The difficulties are the most diverse, citing the structure of schools, teacher and student interest, lack of public policies in the educational environment. However, one factor that contributes greatly to the difficulty encountered in chemistry classes is the way content is presented to students. The use of diversified teaching methodologies, as well as continuing education, are tools that can assist the teacher in improving teaching. From this, a data survey was carried out in order to evaluate the teacher training, the difficulties found within the classroom and the methods adopted by the chemistry teachers of the state schools of the municipalities of Magalhães de Almeida and São Bernardo, state of Maranhão. To obtain data, the questionnaire interview method was used, with subjective questions. The results show that not all teachers who work in chemical education have specific training in the field. All of them have experience in the classroom, however, there are still some teachers who insist on teaching classes using only the traditional methodologies of teaching with chalkboard, chalk and textbook. They still do not use the practical classes or diversified resources in their classes, keeping them routine and boring. Difficulties such as the lack of interest of the students, lack of structure in schools are the most cited. It is noted that the problem in teaching chemistry still remains in public schools despite the awareness of the need for diversification, inclusion of innovative methodologies that arouse the interest of students. | pt_BR |
dc.description.abstract | Sabe-se que nos dias atuais a educação enfrenta diversas barreiras em busca de bons rendimentos na aprendizagem de alunos, em especial quando se trata do ensino de química na rede pública. As dificuldades são as mais diversas, citando-se a estrutura das escolas, interesse docente e discente, falta de políticas públicas no meio educacional. No entanto, um fator que contribui bastante para a dificuldade discente nas aulas de química é a maneira como o conteúdo é apresentado para os alunos. O uso de metodologias diversificadas de ensino, bem como a formação continuada, são ferramentas que podem auxilar o professor na melhoria do ensino. A partir disso, neste trabalho fez-se um levantamento de dados a fim de avaliar a formação docente, as dificuldades encontradas dentro da sala de aula e os métodos adotados pelos professores de química de escolas da rede estadual de ensino dos municípios de Magalhães de Almeida e São Bernardo, estado do Maranhão. Para a obtenção de dados usou-se o método de entrevista por questionários, com perguntas subjetivas. Os resultados mostram que que nem todos os professores que atuam no ensino de química possuem formação específica na área. Todos dispõem de experiência em sala de aula, entretanto, ainda existem alguns professores que insistem na ministração de aulas utilizando apenas as metodologias tradicionais de de ensino com de quadro, giz e livro didático. Ainda não utilizam as aulas práticas e nem recursos diversificados em suas aulas, mantendo-as rotineiras e enfadonhas. Dificuldades como a falta de interesse dos discentes, falta de estrutura nas escolas são as mais citadas. Nota-se que a problemática no ensino de química ainda permanece nas escolas públicas apesar da consciência da necessidade de diversificação, inclusão de metodologias inovadoras que despertem o interesse dos alunos. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Chemistry | pt_BR |
dc.subject | Chemistry teaching | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.title | Formação docente, métodos de ensino e dificuldades encontradas no ensino de química | pt_BR |
dc.title.alternative | Teacher training, teaching methods and difficulties encountered in teaching chemistry | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo. |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MÁRCIO-SILVA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 362,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.