Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4325
Título: A disciplina ciências naturais e a questão da gravidez na adolescência em Cajueiro, São Bernardo-Ma
Título(s) alternativo(s): The discipline natural sciences and the issue of teenage pregnancy in Cajueiro, São Bernardo-Ma
Autor(es): PAZ, Francisca Maria Costa
Palavras-chave: Ciências Naturais
Adolescência
Gravidez
Natural Sciences
Adolescence
Pregnancy
Data do documento: 3-Jul-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O trabalho tem como título: A Disciplina de Ciências Naturais e a questão da Gravidez na Adolescência em Cajueiro, São Bernardo - MA. O objetivo geral foi conhecer as contribuições do ensino de ciências naturais para a construção do conhecimento a cerca da gravidez na adolescência. E como objetivos específicos: Identificar na disciplina de ciências naturais a relação com o estudo da sexualidade e gravidez; conhecer o relato das meninas mães acerca do conhecimento construído na disciplina de ciências naturais e suas vivências da sexualidade e fazer um levantamento do quantitativo de meninas mães no povoado Cajueiro no período de 2014 a 2017. A escolha do tema levou em consideração o alto fluxo de partos em adolescentes no Hospital Municipal Felipe Jorge. Para realização do presente trabalho utilizou-se como metodologia uma abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos, realizou-se pesquisa bibliográfica e de campo. Esse estudo está fundamentado nos seguintes autores: Marques (2009); Ozella (2002) e Santos (2014). A pesquisa de campo ocorreu no Povoado Cajueiro por meio de entrevistas estruturadas com a professora da Unidade Escolar Cônego Nestor e com 10 (dez) adolescentes mães que estudavam no ensino fundamental no período da gravidez. Com a pesquisa foi possível constatar que o ensino de ciências naturais contribui com os conhecimentos acerca da sexualidade e gravidez na medida em que problematiza, esclarece e favorece uma discussão científica.
Descrição: ABSTRACT The work is entitled: The Natural Sciences Discipline and the issue of Pregnancy in Adolescence in Cajueiro, São Bernardo - MA. The general objective was to know the contributions or not of the teaching of natural sciences to the construction of the knowledge about the pregnancy in adolescence. And as specific objectives: To identify in the discipline of natural sciences the relation with the study of sexuality and pregnancy; to know the report of the mothers girls about the knowledge built in the discipline of natural sciences and their experiences of the sexuality and to make a survey of the quantitative of mothers girls in the Cajueiro village from 2014 to 2017. The choice of theme took into account the high flow of births in adolescents at Felipe Jorge Municipal Hospital. For the accomplishment of the present work, a qualitative approach was used as methodology. As for the procedures, a bibliographical and field research was carried out. This study is based on the following authors: Marques (2009); Ozella (2002) and Santos (2014). Field research was carried out in the Puebla Cajueiro through structured interviews with the teacher of the École Nestor School Unit and with 10 (ten) adolescent mothers who studied in elementary education during the period of pregnancy. With the research it was possible to verify that the teaching of the natural sciences contributes with the knowledge about the sexuality and pregnancy as it problematizes, clarifies and favors a scientific discussion.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4325
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCA-PAZ.pdfTrabalho de Conclusão de Curso687,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.