Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4326
Título: Contribuições de projetos de extensão na formação de professores
Título(s) alternativo(s): Contributions of extension projects in teacher education
Autor(es): SANTOS, Renata Costa
Palavras-chave: Projetos de Extensão
Formação Docente
Extensão Universitária
Extension projects
Teacher training
University extension
Data do documento: Dez-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Esta pesquisa tem um caráter investigativo com o objetivo de analisar as contribuições que os projetos de extensão proporcionam nos cursos de graduação das Licenciaturas ofertadas na Universidade Federal do Maranhão, no Campus de São Bernardo – MA, avaliando os impactos e sua interferência no processo de aprendizagem, no desenvolvimento da cidadania dos discentes, assim como sua atuação profissional. A colaboração de discentes participantes e ex - participantes de atividades extensionistas foi essencial no desenvolvimento desta pesquisa. Por opção foi utilizado um questionário semiestruturado com 13 perguntas gerais que respondessem especificamente aos quesitos utilizados como base para a elaboração do mesmo: como os projetos de extensão contribuem em sua aprendizagem, de que forma contribuiu para seu desempenho profissional, como melhorou sua atuação como cidadão. Os dados obtidos foram agregados de maneira que se tornasse explicito as opiniões mais relevantes em relação à pergunta proposta. A partir da análise dos dados obtidos, pôde – se verificar que a Extensão Universitária é fundamental na carreira acadêmica por ser um grande articulador de conhecimento contribuindo no desenvolvimento da cidadania dos discentes e trazendo grandes legados na atuação profissional o que ratifica o quão é indescritível a participação em projetos de extensão no decorrer da formação acadêmica tanto para o processo de formação inicial e para o rompimento das barreiras existentes entre Universidade e comunidade, como também indispensável para capacitar os licenciandos para a vida e para o mercado profissional.
Descrição: ABSTRACT: This research has an investigative character with the objective of analyzing the contributions that extension projects provide in undergraduate courses of the licenses offered at the Universidade Federal do Maranhão, on the Campus of São Bernardo-MA, evaluating the Impacts and their interference in the learning process, in the development of the citizenship of the students, as well as their professional performance. The collaboration of participating students and former participants of extensionist activities was essential in the development of this research. By choice, a semi-structured questionnaire was used with 13 general questions that specifically responded to the items used as a basis for the elaboration of the same: how extension projects contribute to their learning, how it contributed For his professional performance, as he improved his acting as a citizen. The data obtained were aggregated in such a way that the most relevant opinions were explained in relation to the proposed question. From the analysis of the data obtained, it was possible to verify that the university extension is fundamental in the academic career because it is a great articulator of knowledge contributing to the development of the citizenship of the students, and bringing great legates in Professional performance, which confirms how indescribable the participation in extension projects in the course of academic training is both for the initial formation process and for the disruption of existing barriers between university and community as well as Indispensable to empower the licensees for life, and for the professional market.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4326
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENATA-SANTOS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso339,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.