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Título: O USO DO CELULAR EM ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE SANTA QUITÉRIA DO MARANHÃO-MA: PANORAMA E DIRECIONAMENTOS.
Título(s) alternativo(s): The use of cellular schools in Santa Quitéria of Maranhão-MA high school: panorama and directions.
Autor(es): SANTOS, Antonio José Costa dos
Palavras-chave: Tecnologias assertivas; Ensino-aprendizagem; Ferramentas didáticas
Assertive technologies; Teaching and learning; Didactic tools
Data do documento: 19-Dez-2019
Editor: UFMA
Resumo: Na sociedade contemporânea, o celular ganhou um nítido lugar de destaque na vida das pessoas, seja para o trabalho, comunicação ou entretenimento. No ambiente escolar, o rápido avanço de ferramentas e utilidades nos aparelhos divide opiniões e gera polêmicas, pois sabe-se que o aparelho tem um grande potencial como ferramenta didática, podendo auxiliar professores e alunos, porém é também um instrumento de diversão e muita distração. Um dos principais desafios do professor contemporâneo é conciliar a tecnologia ao ensino na sala de aula, preparando os alunos para um mercado de trabalho cada dia mais avançado e competitivo tecnologicamente. O objetivo deste trabalho foi analisar qualitativamente as opiniões e reflexões dos professores quanto ao uso do celular em sala de aula, a fim de que pudéssemos entender o cenário atual e gerar reflexões sobre as possibilidades assertivas e os limites, para que se tenha um uso adequado das ferramentas que podem ser usadas no ambiente escolar a fim de facilitar a aprendizagem. A pesquisa aconteceu no Centro de Ensino Cônego Nestor Cunha, na cidade de Santa Quitéria do Maranhão–MA. O método utilizado no presente trabalho para obtenção dos dados foi uma entrevista presencial de natureza qualitativa, com um propósito descritivo. A pesquisa constata que professores e alunos não estão preparados para usar o celular como ferramenta auxiliar para o ensino atualmente.
Descrição: In contemporary society mobile has gained a clear prominent place in people's lives, whether for work, communication or entertainment. In the school environment the rapid advancement of tools and utilities in devices divides opinions and generates controversy, because it is known that the device has great potential as a didactic tool, and can help teachers and students, but it is also an instrument of fun and much distraction. One of the main challenges of the contemporary teacher is to reconcile technology with classroom teaching, preparing students for an increasingly advanced and technologically competitive job market. The objective of this work was to qualitatively analyze teachers' opinions and reflections regarding the use of mobile phones in the classroom, so that we can understand the current scenario and generate reflections on the assertive possibilities and limits, so that we have an adequate use of the tools. that can be used in the school environment to facilitate learning. The research took place at the Cônego Nestor Cunha Teaching Center, in the city of Santa Quitéria do Maranhão-MA. The method used in the present study to obtain the data was a qualitative face-to-face interview with a descriptive purpose. The survey finds that teachers and students are not prepared to use mobile phones as a teaching aid today.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4357
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

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