Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4358
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPIMENTEL, Denise da Conceição-
dc.date.accessioned2020-03-16T14:31:16Z-
dc.date.available2020-03-16T14:31:16Z-
dc.date.issued2019-12-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4358-
dc.descriptionThe present work deals with environmental education and aimed to make a survey and analysis of methodological approaches to environmental education adopted by teachers of Natural Sciences in public schools in Santa Quitéria do Maranhão - MA. It is a qualitative bibliographic and field research that brought broad knowledge about how this approach is carried out in science teaching Natural. As a subject of study, a questionnaire was applied with ten teachers who teach at Colégio Cônego Nestor Cunha, School Unit Antônio Monteiro, School Unit Raimundo Rodrigues da Silva School and Dom Jaime Câmara School Unit in Santa Quitéria do Maranhão, where it was possible to know the methodological approaches used for them, the importance of environmental education in teaching and learning and needs innovative methods, such as practical, recreational classes and projects aimed at students' awareness of this issue. It was concluded that, in the midst of this problem that affects the whole of society, environmental education is necessary within the discipline of Natural Sciences so that it promotes the greatest knowledge of environmental impacts and their causes and further develop skills and students' skills, focused on the conservation of the environment.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata da educação ambiental e teve como objetivo fazer um levantamento e análise das abordagens metodológicas da educação ambiental adotadas pelos professores de Ciências Naturais em escolas públicas de Santa Quitéria do Maranhão - MA. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo de cunho qualitativa que trouxe um conhecimento amplo sobre como se processa essa abordagem no ensino de Ciências Naturais. Como objeto de estudo foi aplicado um questionário com dez professores que lecionam no Colégio Cônego Nestor Cunha, Unidade Escolar Antônio Monteiro, Unidade Escolar Raimundo Rodrigues da Silva e Unidade Escolar Dom Jaime Câmara em Santa Quitéria do Maranhão, onde foi possível conhecer as abordagens metodológicas utilizadas por eles, a importância da educação ambiental no ensino e aprendizagem e necessidades de métodos inovadores, como aulas práticas, lúdicas e projetos voltados para a conscientização dos alunos acerca dessa questão. Concluiu-se que, em meio a essa problemática que atinge toda a sociedade, faz-se necessário uma educação ambiental significativa dentro da disciplina de Ciências da Natureza para que promova o maior conhecimento dos impactos ambientais e suas causas e além disso desenvolver habilidades e competências dos alunos, voltadas para a conservação do meio ambiente.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEducação Ambiental; Abordagem Metodológica; Ciências da Naturezapt_BR
dc.subjectEnvironmental education; Methodological Approach; Natural Sciencespt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO AMBIENTAL: análise das abordagens metodológicas adotadas por professores de Ciências Naturais em escolas públicas de Santa Quitéria do Maranhão - MA.pt_BR
dc.title.alternativeENVIRONMENTAL EDUCATION: analysis of methodological approaches adopted by teachers of Natural Sciences in public schools in Santa Quitéria do Maranhão - MA.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Denise Pimentel.pdf614,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.