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dc.contributor.authorALMEIDA, Aline de Sousa Santos-
dc.date.accessioned2020-03-17T12:41:11Z-
dc.date.available2020-03-17T12:41:11Z-
dc.date.issued2019-05-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4362-
dc.descriptionABSTRACT The main objective of this study is to analyze the collective construction of knowledge about racial quota politics from a focus group with black students from the third year of high school. The specific objectives are: to investigate the knowledge about students' ethnic racial identity; identify the future academic and professional perspectives that students see as a possibility; to relate the knowledge about the politics of racial quotas with those about ethnic racial identity and perspectives of the future. The research has a qualitative approach. The procedures used fall within the perspective of action research, namely: ethnographic observation, focus group and semi structured interviews. The subjects are 30 high school students from state schools located in the municipality of Grajaú. It is concluded that the black students had no knowledge about the construction of the identity and the policy of racial quotas, due to lack of debates on the subject in basic education; it is perceived that after the focus groups their understanding of ethnic racial identities changed, as well as about quota politics, which had previously been seen as a tool to promote racism. After the action research it was noticed that the students constructed knowledge that the policy of racial quotas is another right that aims at the equity for a population that historically had denied basic rights, such as education, health and decent work.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo principal analisar a construção coletiva de saberes sobre a política de cotas raciais a partir de um grupo focal com estudantes negros do terceiro ano do ensino médio. Por objetivos específicos têm se: investigar os saberes sobre a identidade étnico racial negra dos estudantes; identificar quais são as perspectivas de futuro acadêmico e profissional que os estudantes vislumbram como possibilidades; relacionar os saberes acerca da política de cotas raciais com aqueles sobre identidade étnico racial e perspectivas de futuro. A pesquisa possui abordagem qualitativa. Os procedimentos utilizados se enquadram na perspectiva da pesquisa ação, a saber: observação etnográfica, grupo focal e entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos são 30 estudantes do ensino médio de escolas estaduais localizadas no município de Grajaú. Conclui se que os estudantes negros não tinham conhecimentos sobre a construção da identidade e sobre a política de cotas raciais, por falta de debates sobre o tema na educação básica; percebe se que após os grupos focais mudou se a compreensão que tinham sobre identidade étnico racial, bem como sobre a política de cotas, antes vista como um instrumento que promovia o racismo. Depois da pesquisa ação percebeu seque os estudantes construíram saberes que apontam que a política de cotas raciais é mais um direito que visa à equidade para uma população que historicamente teve negados direitos básicos, como educação, saúde e trabalho dignos.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectIdentidade étnico racialpt_BR
dc.subjectJuventude negrapt_BR
dc.subjectCotas raciaispt_BR
dc.subjectEthnic identitypt_BR
dc.subjectBlack youthpt_BR
dc.subjectRacial quotaspt_BR
dc.titlePolítica de cotas raciais: saberes coletivos de jovens negros no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeRacial quotas policy: collective knowledge of young blacks in high schoolpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú

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