Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4363
Título: Discursos sobre a violência doméstica entre estudantes do município de Grajaú – MA
Título(s) alternativo(s): Discourses on domestic violence among students in the municipality of Grajaú - MA
Autor(es): SANTOS, Débora Santana Alves dos
Palavras-chave: Violência doméstica
Estudantes
Gênero
Domestic violence
Students
Gender
Data do documento: 25-Mar-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Este trabalho trata dos discursos sobre a violência doméstica entre os estudantes de Grajaú – MA, considerando que a família tem como principal objetivo ser a base de afeto, onde nesta configuração, pode ocasionar situações que desestabilizam a estrutura familiar, no qual a violência doméstica é vista de forma natural entre a maioria dos adolescentes. Diante desta demanda, este trabalho tem como objetivo geral analisar os discursos acerca da violência doméstica entre estudantes da rede de ensino público de Grajaú – MA e, como objetivos específicos, pretende-se caracterizar a violência doméstica no Brasil e identificar e relacionar os saberes que os gestores e professores possuem sobre a violência doméstica. Esta pesquisa, de caráter exploratório, segue o método qualitativo, apoiando-se em técnicas de coletas de dados. O conteúdo das falas dos participantes foi organizado em categorias, estas posteriormente analisadas. Os resultados apontaram que os estudantes possuem conhecimento sobre a Lei Maria da Penha, porém, fica explícita a questão de gênero e machismo, onde o marido é visto como o mantedor da casa e a esposa é submissa ao seu parceiro por conta disso. Os estudantes e professores compreendem a violência doméstica caracterizando como física e psicológica, sendo a mais presente e consideram que o adolescente que presencia atos de violência tem uma probabilidade maior de ser afetado psicologicamente. Portanto, foi possível concluir que o ambiente conflituoso reflete em aspectos negativos para os membros de uma família, tais como insegurança, medo, dificuldades de aprendizagem e dificuldades de relacionamento.
Descrição: This work deals with the discourses about domestic violence among the students of Grajaú - MA, considering that the family 's main objective is to be the basis of affection, where in this configuration, it can lead to situations that destabilize the family structure, in which domestic violence is seen naturally among most teens. In view of this demand, this work has as general objective to analyze the discourses about domestic violence among students of the public education network of Grajaú - MA and, as specific objectives, it is intended to characterize domestic violence in Brazil and to identify and relate the knowledge that the managers and teachers have about domestic violence. This exploratory research follows the qualitative method, based on data collection techniques. The content of the participants' speeches was organized into categories, which were later analyzed. The results pointed out that the students have knowledge about the Maria da Penha Law, however, gender and machismo is explicit, where the husband is seen as the maintainer of the house and the wife is submissive to her partner because of this. Students and teachers understand domestic violence characterized as physical and psychological, being the most present and consider that the adolescent who witness acts of violence have a greater probability of being affected psychologically. Therefore, it was possible to conclude that the conflicting environment reflects in negative aspects for the members of a family, such as insecurity, fear, learning difficulties and relationship difficulties.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4363
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DEBORA-SANTOS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso505,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.