Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4367
Título: Nível de atividade física em escolares do bairro da Liberdade em São Luís-MA
Título(s) alternativo(s): Physical activity level in schoolchildren from the Liberdade neighborhood in São Luís-MA
Autor(es): SILVA, Weslley Caldas da
Palavras-chave: Nível de atividade física
Qualidade de vida
IPAQ
Escolares
Physical activity level
Quality of life
IPAQ
Schoolchildren
Data do documento: 18-Dez-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O crescente aumento das doenças não transmissíveis, fenômeno que está associado ao sedentarismo que caracteriza as grandes cidades, tem constituindo uma das grandes preocupações em saúde pública. Ao mesmo tempo, estudos tem comprovado o aumento do sedentarismo em crianças e adolescente. Sabemos que o benefício da prática de Atividade Física para uma boa qualidade de vida são muitos, e quando essa prática começo na infância, seus benefícios podem se perpetuar na vida adulta. Com isto, o presente estudo tem como objetivo caracterizar e mensurar o nível de atividade físicas em escolares da rede pública de São Luís – MA, bem como verificar se existe diferença entre as variáveis sexo e idade. Trata-se de um estudo transversal de caráter descritivo e quantitativo, realizado no período de outubro a novembro de 2019. A amostra foi constituída de 75 escolares sendo 38 do sexo masculino e 37 do sexo feminino do 8° e 9° ano do ensino fundamental séries finais, com idade de 13 a 16 anos, estudantes da escola municipal Mário Andreazza. O nível de Atividade Física foi mensurado pelo questionário internacional de atividade física (IPAQ) na sua versão curta, que identifica se o indivíduo é muito ativo, ativo, insuficientemente ativo ou sedentário. Os resultados se mostram positivos quanto ao nível de Atividade Física, apenas 4% dos estudantes foram considerados sedentários, seguido de 9,33% insuficientemente ativo, 64% considerados ativos e 22,66% classificados como muito ativo. Trabalhos de conscientização sobre estilo de vida saudáveis, voltados para escolares podem ser representativos. Ressaltando a necessidade de aprimoramento das aulas de Educação física para os Exercícios Físicos e Esportes sejam prazerosos aos estudantes a ponto de se tornarem hábitos saudáveis ao longo da vida.
Descrição: ABSTRACT The growing increase in noncommunicable diseases, a phenomenon that is associated with the sedentary lifestyle that characterizes large cities, has been one of the major public health concerns. At the same time, studies have shown increased sedentary lifestyle in children and adolescents. We know that the benefits of practicing Physical Activity for a good quality of life are many, and when this practice begins in childhood, its benefits may be perpetuated into adulthood. Thus, the present study aims to characterize and measure the level of physical activity in students from public schools in. Brazil, as well as to verify if there is a difference between the sex and age variables. This is a descriptive and quantitative cross-sectional study, conducted from October to November 2019. The sample consisted of 75 students, 38 males and 37 females from 8th and 9th grade. final grades, aged 13 to 16 years, students of the municipal school Mário Andreazza. The Physical Activity level was measured by the International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) in its short version, which identifies whether the individual is very active, active, insufficiently active or sedentary. The results are positive regarding the level of Physical Activity, only 4% of students were considered sedentary, followed by 9.33% insufficiently active, 64% considered active and 22.66% classified as very active. Healthy lifestyle awareness work aimed at students can be representative. Stressing the need to improve physical education classes for exercise and sports are pleasurable for students to the point that they have become healthy lifelong habits.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4367
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

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