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dc.contributor.authorSANTOS, Joselma Silva dos-
dc.date.accessioned2020-03-17T14:26:13Z-
dc.date.available2020-03-17T14:26:13Z-
dc.date.issued2019-05-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4368-
dc.descriptionABSTRACT This work is necessary to understand how black women go through self-affirmation stages of their beauty, as well as, it uses these instruments to combat the prejudices in their reality. The observation / study environment is the municipality of Grajaú-MA, where it was analyzed how the aesthetics of the black woman, resident in this municipality, becomes an instrument of resistance to racism. We take as guiding questions: What is the relation between the aesthetics of the black woman and empowerment? What are the challenges and achievements of black women who start using their hair as a resistance practice? In what way does capillary transition influence the self-esteem of black women? Having as initial motivation for the academic analysis the personal experience as a black woman where the prejudices and racisms suffered by the black population have always been present since the researcher's childhood. Divided into three chapters, the paper seeks to explain the hair transition and the process of empowerment of black women through hair aesthetics. Finally, resistance and empowerment dialogue in there-signification of the trajectories of these women, from the transition, in counterpoint to a society that has not yet managed to get rid of centuries of oppression against the Afro-Brazilian population and with that, it has become used to naturalize ideas of that "curly hair is bad", "straight hair is beautiful".pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho se mostra necessário para compreender a forma como as mulheres negras passam por etapas de autoafirmação de sua beleza, bem como, a mesma se utiliza desses instrumentos para combate dos preconceitos em sua realidade. O ambiente de observação/estudo é o município de Grajaú-MA, onde foi analisada de que maneira a estética da mulher negra, residente nesse município, torna-se instrumento de resistência ao racismo. Tomamos como questões norteadoras : Qual a relação entre a estética da mulher negra e empoderamento? Quais os desafios e conquistas das mulheres negras que passam a utilizar o cabelo como prática de resistência? De que maneira a transição capilar influencia na autoestima da mulher negra? Tendo como motivação inicial da analise acadêmica a vivência pessoal, como mulher negra onde os preconceitos e racismos sofridos pela população negra sempre estiveram presentes desde a infância da pesquisadora. Dividido em três capítulos, o trabalho busca explanar sobre a transição capilar e o processo de empoderamento da mulher negra por meio da estética do cabelo. Por fim, resistência e empoderamento dialogam na ressignificação das trajetórias dessas mulheres, a partir da transição, em contraponto a uma sociedade que ainda não conseguiu se desvencilhar de séculos de opressão contra a população afrobrasileira e que com isso, acostumou-se a naturalizar ideias de que “o cabelo crespo é ruim”, “o cabelo liso é bonito”.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectMulher negrapt_BR
dc.subjectEmpoderamento negropt_BR
dc.subjectTransição capilarpt_BR
dc.subjectEstética negrapt_BR
dc.subjectBlack womanpt_BR
dc.subjectBlack Empowermentpt_BR
dc.subjectHair transitionspt_BR
dc.subjectBlack estheticspt_BR
dc.titleA estética da mulher negra como prática de resistência ao racismo em Grajaú-mapt_BR
dc.title.alternativeThe aesthetics of black women as a practice of resistance to racism in Grajaú-mapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú

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