Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4370
Título: Evasão escolar na educação de jovens e adultos em uma escola estadual no município de Grajaú – MA
Título(s) alternativo(s): School dropout in youth and adult education at a state school in the municipality of Grajaú - MA
Autor(es): MORAIS, Aurileia Nascimento de
Palavras-chave: Evasão escolar
EJA
Grajaú – MA
School evasion
EJA
Grajaú - MA
Data do documento: 21-Jun-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar o processo de evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos em uma escola do município de Grajaú – MA, procurando identificar as possíveis causas dessa evasão no Ensino Médio nessa escola, bem como conhecer as estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores da EJA para lhe dar com esse problema. Sabemos que a evasão é um desafio no ensino brasileiro e que carece de reflexão, para que medidas de solução sejam encontradas, tanto para não prejudicar a regularidade da escola, quanto os alunos. Para tanto, além dos dados relativos à escola, buscamos em estudos empíricos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) dados que nos serviram para situar e contextualizar a evasão escolar. Trata-se de um estudo de caráter bibliográfico, bem como de pesquisa de campo na referida escola, a fim de coletar dados para a discussão do problema analisado. Utilizamos também autores de renome para fundamentar teoricamente a presente pesquisa, como Arroyo (2001), Fávero (2004), Campos (2003), Cavalcante (2005), dentre muitos outros. Com isso, buscamos entender como os indivíduos que evadem reagem a esse problema, já que muitos sofrem com pressões externas devido à necessidade de trabalhar e isso requer melhor nível de escolaridade para competir por uma vaga no mercado de trabalho. Dessa forma, destacamos a relevância e a necessidade da escola promover processos de formação continuada dos seus professores que atuam nessa modalidade de ensino, além de reestruturar o currículo proposto para este trabalho.
Descrição: ABSTRACT The present study aims to analyze the school dropout process in Youth and Adult Education in a school in the municipality of Grajaú - MA, trying to identify the possible causes of this dropout in High School in this school, as well as to know the pedagogical strategies used by teachers of EJA to give you this problem. We know that evasion is a challenge in Brazilian education and that it needs to be considered, so that solutions can be found, so as not to harm the regularity of the school, as well as the students. For this, in addition to the data related to the school, we have sought empirical studies from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) and the National Institute of Studies and Educational Research (INEP), which have served to situate and contextualize school dropout. This is a bibliographical study, as well as a field study at the mentioned school, in order to collect data for the discussion of the analyzed problem. We also use renowned authors to theoretically base the present research, such as Arroyo (2001), Fávero (2004), Campos (2003), Cavalcante (2005), among many others. With this, we seek to understand how the individuals who evade react to this problem, since many suffer from external pressures due to the need to work and this requires a better level of education to compete for a job vacancy. Thus, we highlight the relevance and necessity of the school to promote processes of continuous formation of its teachers that work in this modality of education, besides restructuring the proposed curriculum for this work.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4370
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú

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