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http://hdl.handle.net/123456789/4371
Título: | Visibilidade/invisibilidade indígena: uma análise das práticas discursivas em uma escola de Grajaú-MA |
Título(s) alternativo(s): | Visibility / invisibility indigenous: an analysis of discursive practices in a school in Grajaú-MA |
Autor(es): | OLIVEIRA, Cynthia Helena Chaves |
Palavras-chave: | Tentehar/Guajajara Visibilidade/Invisibilidade Práticas discursivas Tentehar/Guajajara Visibility/Invisibility Discursive practices |
Data do documento: | 29-Mai-2019 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | Grajaú, situada no Estado do Maranhão, é uma cidade marcada pelo viés da Colonialidade. Sua história tem como palco as fronteiras étnicas entre sujeitos indígenas e não indígenas. Essas fronteiras são marcadas pelos conflitos interétnicos que definem as relações de poder de diferenciação que persistem em manter os Tentehar/Guajajaras no âmbito da invisibilidade social. Essa pesquisa, portanto, tem por objetivo analisar os discursos acerca da visibilidade/invisibilidade indígena, a partir das relações de poder de diferenciação entre os sujeitos do Centro de Ensino Professor Dimas Simas Lima. Por objetivos específicos, buscou-se: 1) situar historicamente os discursos nas relações de poder de diferenciação entre indígenas e não indígenas na cultura grajauense; 2) identificar como a questão indígena é tratada nos documentos (Projeto Político Pedagógico, Projetos escolares, Plano de aulas, entre outros) produzidos na escola; 3) problematizar os saberes que o gestor, estudantes e professores não indígenas constroem acerca dos povos indígenas, em Grajaú, enquanto uma estratégia de poder. A metodologia se deu de forma qualitativa, em que os instrumentos de coletas de dados foram, respectivamente: observação participante, pesquisa documental e entrevistas. Para dar fundamento aos dados coletados, norteou-se principalmente em: Alcântara (2015); Foucault (1995); Coelho (2004); Quijano (2010); Santos (2010); Barth (1998); Bhabha (1998); Arroyo (2012). Através da pesquisa, constou-se que a escola pode prover maior ênfase em ações de afirmação da cultura indígena como forma de inclusão. |
Descrição: | ABSTRACT Grajaú, located in the State of Maranhão, is a city marked by the bias of Coloniality. Its history has as its stage the ethnic borders between indigenous and non-indigenous subjects. These boundaries are marked by the interethnic conflicts that define the relations of power of differentiation that persist in keeping the Tentehar / Guajajaras within the scope of social invisibility. This research, therefore, aims to analyze discourses about indigenous visibility / invisibility, based on the relations of power of differentiation between the subjects of the Teaching Center Professor Dimas Simas Lima. The specific objectives were: 1) historically situate the discourses in the relations of power of differentiation between indigenous and non-indigenous in the culture of Grajau; 2) identify how the indigenous question is treated in the documents (Political Educational Project, School Projects, Lesson Plan, among others) produced in the school; 3) to problematize the knowledge that the manager, students and non-indigenous teachers construct about indigenous peoples, in Grajaú, as a strategy of power. The methodology was qualitative, in which the instruments of data collection were, respectively: participant observation, documentary research and interviews. In order to base the data collected, it was mainly based on: Alcântara (2015); Foucault (1995); Through research, it was found that the school can provide greater emphasis on actions of affirmation of indigenous culture as a form of inclusion. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4371 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú |
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