Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4372
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Rafaela Cindy De Sousa-
dc.date.accessioned2020-03-17T15:22:53Z-
dc.date.available2020-03-17T15:22:53Z-
dc.date.issued2019-07-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4372-
dc.descriptionABSTRACT The demonstration is characterized by allowing the apprentice to perceive the invariant spatial characteristics, besides the existence of signs of acquisition of the temporal characteristics of a motor skill. The investigations about the effect of the demonstration have a long trajectory until arriving at its first study conditioned to the approach that allows the autonomy of the learner during his learning process. The aim of this study was to analyze the effects of selfcontrolled demonstration on motor learning. This is an exploratory literature review carried out through surveys of studies in the following electronic databases: Medline / PubMed, Science Direct, Scielo and Portal Capes, using the following keywords and their translations: self regulation , obsevation practice, demonstration, modeling, choice, motor learning. 52 items found. Considering the inclusion and exclusion criteria adopted, 7 studies were selected that were published between the years of 2002 and 2019. The results of the review showed that the self-control of the demonstration resulted in a reduced frequency of request and was beneficial for learning of motor skills. Possible explanations are related to increased motivation, more effective information processing activities, and the request conditions are more specific to the learner's needs. It is important to emphasize the need for further investigations considering that the self-control of the demonstration began 21 years after the first self-control studies and compared to other factors, the number of studies is still small.pt_BR
dc.description.abstractA demonstração se caracteriza por permitir que o aprendiz perceba as características espaciais invariantes, além da existência de indícios de aquisição das características temporais de uma habilidade motora. As investigações sobre o efeito da demonstração possui uma longa trajetória até chegar ao seu primeiro estudo condicionado à abordagem que possibilita a autonomia do aprendiz durante seu processo de aprendizagem. O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos da demonstração autocontrolada na aprendizagem motora. Trata-se de uma revisão de literatura de caráter exploratória realizada por meio de levantamentos de estudos nas seguintes bases de dados eletrônicas: Medline/PubMed, Science Direct, Scielo e Portal Capes, utilizando as palavras-chaves a seguir e suas traduções: self regulation, obsevation practice, demonstration, modelling, choice, motor learning. Foram encontrados 52 artigos. Considerando os critérios de inclusão e exclusão adotados, foram selecionados 7 estudos que foram publicados entre os anos de 2002 à 2019. Os resultados da revisão mostraram que o autocontrole da demonstração resultou em uma frequência reduzida de solicitação e foi benéfico para aprendizagem de habilidades motoras. As possíveis explicações tem relação com o aumento da motivação, atividades de processamento da informação mais efetivas, além das condições de solicitação serem mais específicas às necessidades do aprendiz. É importante destacar a necessidade de continuação das investigações considerando que o autocontrole da demonstração teve início 21 anos após os primeiros estudos de autocontrole e comparativamente a outros fatores, o número de estudos ainda é reduzido.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectModelaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem observacionalpt_BR
dc.subjectHabilidade motorapt_BR
dc.subjectEscolhapt_BR
dc.subjectAutonomia do aprendizpt_BR
dc.subjectModelingpt_BR
dc.subjectObservational learningpt_BR
dc.subjectMotor skillspt_BR
dc.subjectChoicept_BR
dc.subjectAutonomy of the learnerpt_BR
dc.titleEfeito da demonstração autocontrolada na aprendizagem Motora: uma revisão de literaturapt_BR
dc.title.alternativeEffect of self-controlled demonstration on learning Motor: a literature reviewpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RafaelaSilva.pdfTrabalho de Conclusão de Curso382,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.