Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4375
Título: Produção científica sobre a relação entre PIBID e os conteúdos da educação física: uma análise dos trabalhos do CONBRACE/CONICE no período de 2009 a 2017
Título(s) alternativo(s): Scientific production on a relationship between PIBID and the contents of physical education: an analysis of CONBRACE / CONICE works from 2009 to 2017
Autor(es): ALMEIDA, Márcio Guilherme Conceição
Palavras-chave: PIBID
Educação Física
Conteúdos
PIBID
Physical Education
Contents
Data do documento: 19-Dez-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O presente estudo teve como objetivo realizar um mapeamento da produção científica brasileira relativa aos conteúdos da Educação Física desenvolvidos pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e publicados nos anais dos Congressos Brasileiros de Ciências do Esporte/Congresso Internacional de Ciências do Esporte no período de 2009 a 2017. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a pesquisa bibliográfica, cujas produções científicas sobre os conteúdos da Educação Física se caracterizaram como principal foco de análise do estudo. A investigação abordou a organização e descrição dos conteúdos da Educação Física na concepção crítico superadora e nas versões da BNCC, ressaltando também, a caracterização do PIBID. Foram localizados 136 artigos que tratavam sobre o PIBID e dentre eles 63 (46,32%) pesquisavam sobre os conteúdos da Educação Física, dos quais foram analisados os considerados mais relevantes (17). Do significativo número de artigos científicos que abordaram os conteúdos da Educação Física, constatamos diversas abordagens, predominando o relato de experiência. O conteúdo esporte se apresentou como o mais analisado e o Nordeste foi a região com o maior percentual de artigos publicados (40%), sendo o estado da Bahia o que mais se destacou. Concluímos assim, que os conteúdos para o ensino da Educação Física têm despertado o interesse dos pesquisadores que participam dos CONBRACE/CONICE, contribuindo para o processo de legitimação da Educação Física como componente curricular.
Descrição: ABSTRACT The objective of this study was to map the Brazilian scientific production related to the contents of Physical Education developed by the Institutional Program of Initiation to Teaching Scholarships (PIBID) and published in the annals of the Brazilian Congress of Sport Sciences / International Congress of Sport Sciences in Brazil. period from 2009 to 2017. The methodology used in this research was the bibliographic research, whose scientific productions on the contents of Physical Education were characterized as the main focus of analysis of the study. The research approached the organization and description of the contents of the Physical Education in the critical overcoming conception and in the BNCC versions, emphasizing also the characterization of the PIBID. We found 136 articles that dealt with the PIBID and among them 63 (46.32%) researched on the contents of Physical Education, from which we considered the most relevant (17). From the significant number of scientific articles that approached the contents of Physical Education, we verified several approaches, predominating the experience report. The sport content was the most analyzed and the Northeast was the region with the highest percentage of articles published (40%), with the state of Bahia being the most outstanding. We conclude, therefore, that the contents for the teaching of Physical Education have aroused the interest of researchers participating in CONBRACE / CONICE, contributing to the process of legitimation of Physical Education as a curricular component.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4375
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCIOGUILHERMEALMEIDA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso643,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.