Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4377
Título: Ensino dos jogos desportivos coletivos em escolas públicas estaduais da cidade de São Luís: o caso da escola Barbosa de Godois
Título(s) alternativo(s): Teaching collective sports games in state public schools in the city of São Luís: the case of the Barbosa de Godois school
Autor(es): SOUZA FILHO, Luiz Henrique Maia
Palavras-chave: Iniciação esportiva
Métodos de ensino
Esportes coletivos
Sport initiation
Teaching methods
Team sports
Data do documento: 17-Dez-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Ensino dos Jogos Desportivos Coletivos em escolas públicas da cidade de são Luís. O estudo teve por objetivo geral estudar os métodos de ensino dos Jogos Desportivo Coletivos e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas estaduais do bairro do Monte Castelo. Especificamente procurou-se analisar os métodos utilizados pelos professores nas escolas públicas no ensino dos Jogos Desportivos Coletivos através das fases de Iniciação Esportiva e as fases de aprendizagem; identificar quais são os métodos mais adequados para cada fase de aprendizagem; e caracterizar os jogos desportivos coletivos e como são ofertados e desenvolvidos nas escolas públicas. A metodologia foi composta por uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, a amostra foi colhida na escola Barbosa de Godóis, no período de setembro a novembro de 2019. Os resultados apontaram que é de suma importância que as crianças passem pela iniciação esportiva de acordo com sua faixa etária e que tenham um acompanhamento de um profissional de educação física qualificado para que o mesmo possa utilizar o método de ensino correto para cada fase de aprendizagem. Conclui-se que há uma grande dificuldade da parte dos professores em suas aulas devido a maioria dos alunos não ter um repertório motor adequado para aquela idade, sendo assim, se os professores seguirem os métodos propostos para aquela idade a aula de educação física pode se tornar algo chato e desagradável aos alunos, fazendo com que os mesmos não queiram participar das aulas e desistirem de praticar algum esporte após o término da escola.
Descrição: ABSTRACT Teaching Collective Sports Games in public schools in the city of São Luís. The general objective of the study was to study the teaching methods of Collective Sports Games and their relationship with the teaching-learning process in the state public schools of Monte Castelo neighborhood. Specifically sought to analyze the methods used by teachers in public schools in the teaching of Collective Sports Games through the stages of Sports Initiation and the stages of learning; identify which methods are best suited for each learning phase; and characterize the collective sports games and how they are offered and developed in public schools. The methodology was composed by a descriptive research of qualitative approach, the sample was taken at Barbosa de Godóis school, from September to November 2019. The results showed that it is of utmost importance that children go through sports initiation according to their age group and are accompanied by a qualified physical education professional so that he or she can use the correct teaching method for each learning phase. It is concluded that there is a great difficulty on the part of teachers in their classes because most students do not have an adequate motor repertoire for that age, so if teachers follow the proposed methods for that age the physical education class can be make it boring and unpleasant for students, so that they do not want to participate in classes and give up playing any sport after school ends.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4377
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

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