Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4378
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dc.contributor.authorMOREIRA, Ludmilla Santos-
dc.date.accessioned2020-03-18T13:52:35Z-
dc.date.available2020-03-18T13:52:35Z-
dc.date.issued2019-12-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4378-
dc.descriptionABSTRACT This monograph is a field research with descriptive characteristics of qualitative approach aiming to contextualize and define the place of traditional games and games in school, focusing on the adherence of students to this practice. The objective of this research was to investigate the use of cell phones in the school environment and the practice of games and play in classes and free time. Then served as a place of study five schools, two private and three public schools in the central axis of the municipality of São Luís - MA, data collection was made between November 11 to November 26 of the current year, The participants were 141 students in the final grades of Elementary School, comprising female and male students from 6th to 9th grade and five Physical Education teachers, being 02 female and 03 male from the respective schools. Questionnaires were applied to the students and scripts of interviews with the teachers, which resulted in all students knowing at least one type of traditional popular game or game. As for teachers, they state that they encourage the practice of games and traction games in physical education classes and that at these times the students' adhesion is good. It is concluded that this study allowed to know and compare the reality of the use of electronic games and the appropriation of traditional games and games by students from 6th grade to 9th grade. Common in schools, it is not specifically the use of these games that defines students' lack of interest in traditional games and games, as they are also exchanged for other activities such as listening to music. However, as the use of mobile phones as a learning tool is not a reality in either private or public schools, during physical education classes, as activities are sometimes used in traditional games and play, these have good student adhesion. Regarding the level of interest of students in relation to games and activities practiced in physical education classes, it was found that most know several games of this classification and that they are participative in activities involving these games and games. As for teachers, they understand the need for technology to be part of everyday life, especially in private school observations. But the professionals interviewed have not yet sought an integrative methodology that can make this excellent research tool have limited its use to student entertainment.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia trata-se de uma pesquisa de campo com características descritivas de abordagem qualitativas visando contextualizar e definir o lugar dos jogos e brincadeiras tradicionais na escola, tendo como foco a adesão dos alunos a essa prática. O objetivo dessa pesquisa foi investigar o uso dos celulares no ambiente escolar e a prática dos jogos e brincadeiras nas aulas e horários livres. Serviram então como local de estudo cinco escolas, sendo duas particulares e três da rede pública de ensino no eixo centro do município de São Luís – MA, a coleta de dados foi feita entre os dias 11 de novembro a 26 de novembro do ano corrente, tendo como participantes 141 alunos das séries finais do Ensino Fundamental, englobando estudantes do sexo feminino e masculino do 6º ao 9º ano e cinco professores de Educação Física, sendo 02 do sexo feminino e 03 do sexo masculino das respectivas escolas. Foram aplicados questionários com os alunos e roteiros de entrevistas com os professores, que obtiveram como resultado que todos os alunos conhecem pelo menos um tipo de brincadeira ou jogo popular tradicional. Quanto aos professores, afirmam que incentivam a prática de jogos e brincadeiras tracionais nas aulas de educação física e que nesses momentos é boa a adesão dos alunos. Conclui-se que este estudo proporcionou conhecer e comparar a realidade do uso de jogos eletrônicos e apropriação dos jogos e brincadeiras tradicionais por alunos do 6ª ano ao 9º ano e apresenta-se como resultado que embora os parelhos em que estão instalados os jogos eletrônicos sejam comuns nas escolas, não é especificamente a utilização desses jogos que define o desinteresse dos alunos quanto às brincadeiras e jogos tradicionais, já que estas são trocadas também por outras atividades como ouvir música. No entanto, como o uso de aparelhos celulares como instrumento de aprendizagem não é uma realidade nem nas escolas particulares nem nas escolas públicas, durante as aulas de educação física, como atividades são usados, em alguns momentos, os jogos e brincadeiras tradicionais, estes têm boa adesão dos alunos. Quanto ao nível de interesse dos alunos em relação aos jogos e atividades praticados nas aulas de educação física, verificou-se que a maioria conhece vários jogos dessa classificação e que são participativos em atividades que envolvem esses jogos e brincadeiras. Quanto aos professores, entendem a necessidade de que a tecnologia faça parte do cotidiano da disciplina, especialmente nas observações nas escolas particulares. Mas os profissionais entrevistados ainda não buscaram uma metodologia integradora, que possa fazer com que esse excelente instrumento de pesquisa tenha limitado seu uso ao entretenimento dos alunos.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectJogos tradicionaispt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectTraditional gamespt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subjectElectronic gamespt_BR
dc.titleO brincar das crianças de hoje e o brincar das crianças de ontem: um reflexo no ambiente escolarpt_BR
dc.title.alternativeThe play of children of today and the play of children of yesterday: a reflection in the school environmentpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

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