Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4379
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dc.contributor.authorLIRA, Luana Pheifer de Oliveira-
dc.date.accessioned2020-03-18T14:17:48Z-
dc.date.available2020-03-18T14:17:48Z-
dc.date.issued2019-12-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4379-
dc.descriptionABSTRACT The present aims to present the concepts about the gender relationship in the school environment with its achievements and challenges faced in the educational daily life, mainly focused on the participation of both sexes in school activities of Physical Education. This study emerged through empirical presentations made in the Physical Education in Elementary School, with a view to the subject licensing course where a “pedagogical practice” is part of the curricular components. A gender relation is something that goes through the knowledge and understanding of the historical relations that involve an area and as main contemporary conceptions in a perspective of perceiving how it has given such situation in the educational environment starting with the elementary school, in a way that it plays in a certain space. of school life and the individuals in formation of their personalities and definitions of social behavior. Piercing without knowledge of the main concepts related to the theme, to understand and reflect on such scenarios at the moment. Thus, it is a descriptive, phenomenological and hermeneutic study conducted in the databases of journals, scientific journals and related bibliographies. Therefore, we can see how much the theme already occupies a space of healthy discussions today, although it is still a strong historical and rooted influence in society on the participation of girls in physical education classes, in which they are less active for the school. sports practice when compared to boys, and society, as well as school ended up further reinforcing this male superiority. However, as gender relations in the different contents of School Physical Education present differences and interfere in gender relations during classes and finishes that are not separated as to the purpose of education and its learning, none that shows more confidence in the tests. and female corporate skills to the detriment of the opposite sex.pt_BR
dc.description.abstractO presente tem como objetivo apresentar conceitualmente os entendimentos quanto a relação de gênero no ambiente escolar com suas conquistas e desafios enfrentados no cotidiano educacional, sobretudo voltados para a participação de ambos os sexos nas atividades escolares de Educação Física. Esse estudo surgiu através de observações empíricas realizadas na disciplina Educação Física no Ensino fundamental, tendo em vista que o curso de licenciatura tem disciplinas onde a “prática pedagógica” compõe parte dos componentes curricular obrigatoriamente. A relação de gênero é algo que perpassa pelo conhecimento e compreensão das relações históricas que envolvem a área e as principais concepções contemporâneas numa perspectiva de perceber como tem se dado tal situação no ambiente educacional a começar pelo ensino fundamental, de maneira que compreende um espaço etapa da vida escolar e de indivíduos em formação de suas personalidades e definições de comportamento social. Perfazendo-se no conhecimento de principais conceitos relacionados a temática, de compreender e refletir sobre tais no cenário atual. Assim, trata-se de um estudo descritivo, fenomenológico e hermenêutico realizado nas bases de dados em periódicos, revistas científicas e bibliografias afins. Para tanto, percebe-se do quanto a temática já ocupa um espaço de discussões salutar na atualidade, embora ainda sobre uma forte influência construída historicamente e enraizada na sociedade sobre a participação das meninas nas aulas de Educação Física, em que estas são consideradas menos habilidosas para a prática esportiva quando comparadas aos meninos, e a sociedade, assim como a escola acabam por reforçar mais ainda essa superioridade masculina. Contudo, as relações de gênero nos diferentes conteúdos da Educação Física Escolar se apresentam como diversificação e interfere nas relações de gênero durante as aulas e acabam que não são díspares quanto ao objetivo da educação e suas aprendizagens, no que demonstram mais confiança nas próprias capacidades e habilidades corporais femininas em detrimento do sexo oposto.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectRelação de gêneropt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectConcepções contemporâneaspt_BR
dc.subjectAmbiente educacionalpt_BR
dc.subjectGender relationpt_BR
dc.subjectSchool Physical Educationpt_BR
dc.subjectContemporary conceptionspt_BR
dc.subjectEducational environmentpt_BR
dc.titleApontamentos acerca das relações de gênero nas disciplinas práticas de educação física da Universidade Federal do Maranhão.pt_BR
dc.title.alternativeNotes on gender relations in the practical disciplines of physical education at the Federal University of Maranhãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

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