Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/4383
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SOUSA, Laina Caroline dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-18T16:07:21Z | - |
dc.date.available | 2020-03-18T16:07:21Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-19 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/4383 | - |
dc.description | ABSTRACT This research focus on the teacher education program within the PIBID - Physical Education, based on the analysis of knowledge production. It is important to emphasize the role of the Group of Studies and Pedagogical Research in Physical Education (GEPPEF), which was fundamental in building the pedagogical identity of this work. We defined as main objective to conduct a bibliographic survey of scientific production in the PIBID - Physical Education and teacher training, from 2009 to 2019, based on the annals of the Brazilian Congress of Sports Sciences (CONBRACE) / International Congress of Sports Sciences (CONICE). As the main goal we chose to present the number of publications that dealt with teacher education in the PIBID, organizing the production by thematic working group, by academic title of the authors, as well as quantifying their concentration by region, the types of methodologies applied and finally, by analyzing the relationship between teacher education and the program. The research is quantitative and qualitative, characterized as being bibliographic, in which we researched all the documents already published within the annals of the selected event, within a decade. It is also a documentary research, seeing that we analyze the legal systems that underlie the creation, establishment and institution of the program. Using a methodological approach, we focused on publications with a “state-of-the-art” thematic, in which we map, quantify and analyze all the production related to our theme in order to determine an overview of the discussions, their contributions and possible gaps. As a result, we found two hundred and fifteen (215) documents with the descriptor PIBID, in which 16.2% dealt with the theme of teacher education in the program. Regarding the academic title of the authors, the PhDs and physical education graduates stood out, which corresponded to a percentage of 31%. We also noticed that the southeast region was the one that concentrated the most publications. Regarding the types of research, we highlighted the experience report as the most used methodology in the construction of papers. We conclude that, through its scientific production, the program has contributed to teacher education (initial and continuing education), as well as has gained some visibility in major national and international events. The gaps found were related to the limited discussion established between PIBID, supervised practice and pedagogical residence. Given what was exposed in this paper, we consider that the PIBID has been assured in the national scenario through its scientific production, although it is unforeseen in the objective of the program, helps us to defend its importance and permanence. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem seu foco principal na temática da formação docente no PIBID – Educação Física, baseado em uma análise da produção do conhecimento. É importante ressaltarmos o papel do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF), que foi fundamental na construção da identidade pedagógica desta obra. Definimos como objetivo geral realizar um levantamento bibliográfico da produção científica no PIBID - Educação Física relacionado a formação docente, no período de 2009 a 2019, com base nos Anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE) / Congresso Internacional de Ciências do Esporte (CONICE). Como objetivos específicos optamos por apresentar o número de trabalhos que versavam sobre a formação docente no PIBID, organizar a produção por grupo de trabalho temático, por titulação dos autores, bem como quantificar a concentração destes por região, os tipos de metodologias aplicadas e, por fim, analisar a relação entre a formação docente e o Programa. A pesquisa é de natureza quanti – qualitativa, caracterizada como sendo bibliográfica, em que buscamos todos os trabalhos já publicados nos Anais do evento selecionado, no espaço temporal de uma década. É também uma pesquisa documental, pois analisamos os ordenamentos legais que fundamentaram a criação, estabelecimento e instituição do Programa. Como percurso metodológico nos baseamos nas pesquisas do tipo “estado da arte”, em que mapeamos, quantificamos e analisamos toda a produção referente à nossa temática, com vistas a determinar um panorama geral das discussões, suas contribuições e as possíveis lacunas. Como resultado da pesquisa, localizamos duzentos e quinze (215) trabalhos com o descritor PIBID, sendo que destes, 16,7 % tratavam sobre a temática da formação docente no Programa. Quanto à titulação dos autores dos textos, destacaram-se os (as) Doutores (as) e Graduados (as) em Educação Física, os quais corresponderam ao percentual de 31%. Percebemos ainda que a Região Sudeste foi a que concentrou mais publicações. No que se refere aos tipos de pesquisa, destacamos o relato de experiência como sendo a metodologia mais utilizada na construção dos artigos. Concluímos que, mediante a sua produção científica, o PIBID tem contribuído para a formação docente (formação inicial e continuada), bem como tem adquirido certa visibilidade em grandes eventos nacionais e internacionais. As lacunas encontradas foram em relação à limitada discussão estabelecida entre o Programa, o Estágio Supervisionado e a Residência Pedagógica. Diante do que foi exposto neste trabalho, consideramos que o PIBID tem se assegurado no cenário nacional por meio de sua produção científica, que mesmo não estando prevista nos objetivos do Programa, nos ajuda a defender sua importância e permanência. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Produção do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | Teacher education | pt_BR |
dc.subject | knowledge production | pt_BR |
dc.title | Formação docente no Pibid - Educação Física: uma análise da produção científica nos CONBRACE/CONICE de 2009 a 2019 | pt_BR |
dc.title.alternative | Teacher training at Pibid - Physical Education: an analysis of scientific production at CONBRACE / CONICE from 2009 to 2019 | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LAINASOUSA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 2,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.