Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4385
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCUNHA, Jorgianilce de Jesus Pinto Castro-
dc.date.accessioned2020-03-18T16:50:34Z-
dc.date.available2020-03-18T16:50:34Z-
dc.date.issued2019-12-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4385-
dc.descriptionABSTRACT This work aimed to survey the main contents and approaches used in Physical Education classes, identifying their contents and conceptions of students about the discipline, the relationship between pedagogical practice and content proposed in teaching planning, defining the pedagogical approaches to from the contents and discussing the protagonism of the sport. This is a field research using Bardin's content analysis method, through the qualitative treatment of the answers obtained through a questionnaire applied to students and an interview with teachers, conducted from October to November 2019 in schools of high school in the municipality of Apicum-Açu / MA. The results found among the students were presented in the form of categories, in which we can find the most worked content such as sports, body knowledge, games and games, knowledge about health, gymnastics, dance, food and nutrition. We also observed that most students participate in classes, enjoy sports, body knowledge and healthy eating, follow sports in the media and suggest new content for the discipline. Among the teachers, the pedagogical practice is guided by the contents listed in the Integrated System of Public Schools Administration (SIAEP) fed by the contents foreseen in the Physical Education Booklet elaborated by the State Department of Education. We conclude that the main contents worked at school are sports, body knowledge, games and games, and that the students' conception of the Physical Education discipline oscillates between important and not important for the training, showing interest for new content and more diversified classes. . In addition, teachers tend to work theoretical and practical classes, but may face environmental limitations, and the pedagogical approaches identified in the speeches were the Cultural, PCN's, Constructivist, Critic-Overcoming, and the sport stands out for promoting socialization. and interaction between students, despite overlapping with other content. As final considerations, we suggest further research on the subject and contributions to the elaboration of studies that may overcome the challenges encountered during this investigation..pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo o levantamento sobre os principais conteúdos e abordagens utilizadas nas aulas de Educação Física, identificando seus conteúdos e concepções dos alunos sobre a disciplina, o relacionamento entre a prática pedagógica e conteúdos propostos no planejamento de ensino, definindo as abordagens pedagógicas a partir dos conteúdos e discutindo o protagonismo do esporte. Trata-se de uma pesquisa de campo tendo como método a análise de conteúdo de Bardin, através do tratamento qualitativo das respostas obtidas por meio de questionário aplicado a alunos e entrevista com professores, realizada entre os meses de Outubro a Novembro de 2019 em escolas de ensino médio no município de Apicum-Açu/MA. Os resultados encontrados entre os alunos foram apresentados na forma de categorias, em que se pode constatar os conteúdos mais trabalhados como esporte, conhecimentos sobre o corpo, jogos e brincadeiras, conhecimentos sobre saúde, ginástica, dança, alimentação e nutrição. Também observamos que maioria dos alunos participa das aulas, gostam de esporte, conhecimentos sobre o corpo e alimentação saudável, acompanham modalidades esportivas nas mídias e sugerem novos conteúdos para a disciplina. Entre os professores a prática pedagógica é norteada pelos conteúdos elencados no Sistema Integrado de Administração de Escolas Públicas (SIAEP) alimentado pelos conteúdos previstos no Caderno de Educação Física elaborado pela Secretaria de Educação do Estado. Concluímos que os principais conteúdos trabalhados na escola são esporte, conhecimentos sobre o corpo, jogos e brincadeiras, e que a concepção dos alunos sobre a disciplina Educação Física oscila entre importante e não importante para a formação, demonstrando interesse por novos conteúdos e aulas mais diversificadas. Além disso, os professores costumam trabalhar aulas teóricas e práticas, porém, podem enfrentar limitações ambientais, e as abordagens pedagógicas identificadas nos discursos foram a Cultural, dos PCN’s, Construtivista, Crítico- Superadora, sendo que o esporte destaca-se por promover a socialização e interação entre os alunos, apesar de se sobrepor em relação aos demais conteúdos. Como considerações finais sugerem-se novas pesquisas sobre a temática e contribuições para elaboração de estudos que possam superar os desafios encontrados durante essa investigação.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectSchool physical educationpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.titleProtagonismo do esporte nas aulas de educação física: uma investigação sobre abordagens e conteúdospt_BR
dc.title.alternativeProtagonism of sport in physical education classes: a research on approaches and contentpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JorgianilceCunha.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.