Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4386
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, Helio Silva dos-
dc.date.accessioned2020-03-25T20:04:38Z-
dc.date.available2020-03-25T20:04:38Z-
dc.date.issued2019-12-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4386-
dc.descriptionABSTRACT Residential Venice was built through the “Minha Casa, Minha Vida” program and, as advocated by this program, has the water supply, sewage and urban drainage services performed, and its solid waste is collected by the municipal government of Ferries. All these services are managed by the autonomous water and sewage service (SAAE) of the municipality. This paper analyzes the perception of the residents of Residencial Veneza about the basic sanitation services in the locality. Sanitation information is important for defining improvement strategies in these services. The applied methodology aimed to conduct bibliographic research and field research, as well as the application of online questionnaires. The application of the questionnaire aimed to understand how the population is evaluating these services, make socioeconomic analyzes about this population, as well as serve as a parameter for decision making and service improvements, taking into account the perspective of residents. The document aims to contribute to the improvement of sanitation services, which can be used as a comparative in other research, especially in neighborhoods that do not have this structure in terms of basic sanitation, as well as supporting possible environmental education actions with residents of the residential.pt_BR
dc.description.abstractO residencial Veneza foi construído através do programa “Minha Casa, Minha Vida” e, como preconiza tal programa, possui os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem urbana executados, tendo a coleta de seus resíduos sólidos sendo feita pela prefeitura municipal de Balsas. Todos estes serviços são gerenciados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município. O presente trabalho realizou uma análise da percepção dos moradores do Residencial Veneza acerca dos serviços de saneamento básico na localidade. Informações sobre saneamento são importantes para definir estratégias de melhorias nestes serviços. A metodologia aplicada visou a realização de pesquisas bibliográficas e investigação em campo, bem como aplicação de questionários online. A aplicação do questionário teve como objetivo entender como a população está avaliando estes serviços, fazer análises socioeconômicas a respeito desta população, bem como servir de parâmetro para tomada de decisões e melhorias dos serviços, levando em conta a perspectiva dos moradores. O documento visa contribuir para a melhoria dos serviços de saneamento, que possa ser utilizado como comparativo em outras pesquisas, principalmente em bairros que não possuem esta estrutura em termos de saneamento básico, além de embasar possíveis ações de educação ambiental junto aos moradores do residencial.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectSaneamento básicopt_BR
dc.subjectPercepção ambientalpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectBasic sanitationpt_BR
dc.subjectEnvironmental perceptionpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.titleAnálise da percepção dos moradores do Residencial Veneza, Balsas – MA, em relação aos serviços de saneamento básicopt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the perception of residents of Residencial Veneza, Balsas - MA, in relation to basic sanitation servicespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Engenharia Civil do Campus de Balsas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HelioSantos.pdfTrabalho de Conclusão de Curso5,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.