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Título: Participação popular no orçamento público: estudo sobre a atuação do aluno de Ciências Contábeis da UFMA como agente participante do processo de elaboração e fiscalização do orçamento público de São Luís.
Título(s) alternativo(s): Popular participation in the public budget: study on the performance of the UFMA Accounting Sciences student as a participant in the process of preparing and supervising the public budget of São Luís.
Autor(es): ROZA, Alcione José de Castro
Palavras-chave: Orçamento Público
Cidadania
Participação
Public Budget
Citizenship
Participation
Data do documento: 11-Dez-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a atuação do aluno do Curso de Ciências Contábeis da UFMA como agente participante do processo de elaboração e fiscalização do Orçamento Público de São Luís. Com o intuito de cumprir esta finalidade foi realizada a revisão bibliográfica em que se discorreu sobre o Orçamento Público, a Contabilidade Aplicada ao Setor Público, a Lei de Responsabilidade Fiscal, concluindo-se com a abordagem de conceitos ligados a cidadania. O método de pesquisa utilizado foi levantamento de campo (survey), o qual se caracteriza pela interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Também fez parte do trabalho a aplicação de questionário de pesquisa compostos de perguntas abertas e fechadas em que se buscou extrair dos entrevistados dados necessários a análise. Os resultados obtidos apresentam indícios de que a participação do aluno do curso Ciências Contábeis no processo de elaboração e fiscalização do Orçamento Público de São Luís pode ser considerada insignificante.
Descrição: ABSTRACT This paper aims to analyze the performance of the student of the Accounting Sciences Course at UFMA as a participant agent in the process of preparation and supervision of the Public Budget of São Luís. In order to fulfill this purpose, a literature review was conducted in which the Public Budget, the Accounting Applied to the Public Sector, the Fiscal Responsibility Law were discussed, concluding with the approach of concepts related to citizenship. The research method used was a field survey, which is characterized by the direct interrogation of the people whose behavior one wishes to know. With application of research questionnaire composed of open and closed questions in which sought to extract from the interviewees data necessary for analysis. The obtained results show that the participation of the student of the Accounting Sciences course in the process of elaboration and inspection of the São Luís Public Budget can be considered insignificant.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4390
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Contábeis do Campus do Bacanga

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