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dc.contributor.authorMACHADO, Pollyanna Maria Oliveira-
dc.date.accessioned2020-04-06T14:18:12Z-
dc.date.available2020-04-06T14:18:12Z-
dc.date.issued2019-12-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4396-
dc.descriptionABSTRACT This study aimed to identify the determinants of the marks obtained by the students of accounting, checking for association between socioeconomic factors, academic history, and ticket mechanisms, and academic performance. Therefore we selected a sample of 2,700 graduates of accountancy courses of Federal Northeastern University, who participated in the Enades 2012 and 2015. Initially conducted a descriptive analysis of the variables, and to identify the factors related to academic performance was applied to technical multiple linear regression statistical when p <0.05. The survey results show that the income was the main factor related to the performance of students. Those who have achieved the highest averages are students with higher monthly family income, which did not exercise any gainful activity or working up to 20h per week; of Eastern origin, whose parents have college degrees or graduate; and still have ages of 48 and 49 years, coming from private schools or public school or private through a stock; most are widowed or single, male. Thus, it was observed that they need to be implemented more policies for everyone to have access, in a democratic way, to higher education.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como finalidade identificar os determinantes das notas obtidas pelos estudantes de ciências contábeis, verificando se há associação entre os fatores socioeconômicos, de trajetória acadêmica, e de mecanismos de ingresso, e o desempenho acadêmico. Para tanto foi selecionada uma amostra de 2.700 concluintes dos cursos de ciências contábeis das Universidades Federais do Nordeste, que participaram dos Enades 2012 e 2015. Inicialmente realizou-se análise descritiva das variáveis, e para identificação dos fatores correlacionados ao rendimento acadêmico foi aplicada a técnica estatística de regressão linear múltipla, quando p < 0,05. Os resultados da pesquisa apontam que a renda foi o principal fator relacionado ao desempenho dos discentes. Os que alcançaram as maiores médias são estudantes com maiores rendas familiares mensais, que não exerciam nenhuma atividade remunerada ou que trabalhavam até 20h semanais; de origem oriental, cujos pais possuem nível superior completo ou pós-graduação; e ainda possuem idades de 48 e 49 anos, oriundos de escolas privadas, ou de escola pública ou privada por meio de bolsa; a maioria é de viúvos ou solteiros, do sexo masculino. Deste modo, observou-se que é necessário que sejam implementadas mais políticas públicas para que todos tenham acesso, de forma democrática, ao ensino superior.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectDeterminantespt_BR
dc.subjectDesempenho Acadêmicopt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectDeterminantspt_BR
dc.subjectAcademic Achievementpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectUniversity Educationpt_BR
dc.titleENADE: Uma análise dos fatores determinantes do rendimento dos discentes de Ciências Contábeis das Universidades Federais do Nordeste.pt_BR
dc.title.alternativeENADE: An analysis of the determinants of income of Accounting Sciences students from Federal Universities from northeast.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Contábeis do Campus do Bacanga

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