Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4405
Título: O curso de ciências contábeis nas universidades federais brasileiras na perspectiva do enade e do exame de suficiência
Título(s) alternativo(s): The accounting science course at Brazilian federal universities from the perspective of the enade and the sufficiency exam
Autor(es): SANTOS JÚNIOR, Antonio Paulo Pereira dos
Palavras-chave: Diretrizes Curriculares Nacionais
Exame de Suficiência
Enade. Universidade Federal
National Curriculum Guidelines
Sufficiency Exam
Enade
Federal University
Data do documento: Dez-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Exame de Suficiência Contábil e o Enade são exames que servem de instrumentos de avaliação dos cursos de Ciências Contábeis ofertados pelas instituições de ensino superior brasileiras. Diante disso, objetivou-se analisar se há associação entre os resultados do Exame de Suficiência Contábil e do Enade dos cursos superiores em Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras. Utilizaram os dados disponibilizados pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), no que tange aos resultados no exame de suficiência 2017 e 2018 e os conceitos do ENADE 2018 atribuídos aos cursos das universidades federais. Utilizou-se como metodologia a análise de conteúdo para interpretar e significar os dados coletados, e a análise descritiva-explicativa por possibilitar a identificação dos cursos com maiores resultados no Exame de Suficiência Contábil e no Enade, classificando-os por conceito, estado e região. Os dados apontam que média de aprovação das universidades federais com conceito 5 no Exame de Suficiência é de 79%, e as que possuem conceito 2 possuem média de aprovação de 38% dos seus candidatos inscritos. Através dos resultados obtidos, observa-se que há uma associação entre os resultados do Exame de Suficiência Contábil e do Enade dos cursos superiores em Ciências Contábeis das universidades federais
Descrição: ABSTRACT The Accounting Sufficiency Exam and Enade are exams that serve as instruments of evaluation of the Accounting Science courses offered by Brazilian higher education institutions. Given this, the objective was to analyze if there is an association between the results of the Accounting Sufficiency Examination and the Enade of higher education courses in Accounting at brazilian federal universities. They used the data provided by the Federal Accounting Council (CFC) regarding the results in the 2017 and 2018 sufficiency exam and the concepts of ENADE 2018 attributed to the courses of the federal universities. The methodology used was content analysis to interpret and signify the collected data, and descriptive-explanatory analysis to enable the identification of the courses with the highest results in the Accounting Sufficiency Exam and Enade, classifying them by concept, state and region. The data indicate that the average approval of the federal universities with concept 5 in the Sufficiency Exam is 79%, and those with concept 2 have an average approval of 38% of their registered candidates. Through the obtained results, it is observed that there is an association between the results of the Accounting Sufficiency Exam and the Enade of the accounting courses of the federal universities.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4405
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Contábeis do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIO PAULO-SANTOS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso355,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.