Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4411
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dc.contributor.authorREIS, Joeldson Artur Rocha-
dc.date.accessioned2020-04-09T20:18:58Z-
dc.date.available2020-04-09T20:18:58Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4411-
dc.descriptionABSTRACT This research deals with the contextualization of Physical Education classes in the early grades of elementary school in three public schools of the municipal network of São José de RibamarMA. The objective of this work was to diagnose the reality of school Physical Education, from 1st to 5th grade of Elementary School. For this we used the field research methods associated with a qualitative approach. Data collection took place between November 7 and November 14 of the current year. And had as participants the managers of the three schools and 102 students. With the application of the questionnaires with the students it was found that they enjoy the Physical Education classes, feel like participating and appreciate the practices proposed during the recreation. It was found that there are no physical education teachers in two schools analyzed, and that only recreation is promoted by the intervention of teachers from other subjects. It is concluded that, although the managers' discourse is of the understanding of the importance of Physical Education for the integral and significant formation of the students and of all the implications that may come not only for these subjects in formation, but also for their life and health. As adults are many, starting with encouraging physical inactivity in an age group where children and adolescents usually tend to be very physically active.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa trata da contextualização das aulas de Educação Física nas séries inicias do Ensino Fundamental em três escolas públicas da rede municipal de São José de Ribamar-MA. O objetivo deste trabalho foi diagnosticar a realidade da Educação Física escolar, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Para isso foram utilizados os métodos de pesquisa campo associada a uma abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu entre os dias 7 de Novembro a 14 de Novembro do ano corrente. E teve como participantes os gestores das três escolas e 102 alunos. Com aplicação dos questionários com os alunos verificou-se que estes gostam das aulas de Educação Física, sentem vontade de participar e apreciam as práticas propostas durante a recreação. Verificou-se que não há professores de educação física em duas escolas analisadas, e que somente a recreação é promovida pela intervenção de professores de outras disciplinas. Conclui-se que, embora o discurso dos gestores é do entendimento da importância da Educação Física para a formação integral e significativa dos alunos e de todas as implicações que podem advir não apenas para esses sujeitos em formação, mas também para a vida e saúde deles quando adultos são muitas, a começar pelo incentivo ao sedentarismo numa faixa etária em que normalmente as crianças e adolescentes tende a ser muito ativos fisicamente.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subjectPublic schoolpt_BR
dc.title“O ESCRITO, O DITO, O VISTO” a Educação Física escolar no município de São José de Ribamarpt_BR
dc.title.alternative“O ESCRITO, O DITO, O VISTO” School Physical Education in the municipality of São José de Ribamarpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

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