Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4413
Título: Lutas na educação física escolar: o Jiu-jítsu brasileiro como uma possibilidade de conteúdo na educação física escolar
Título(s) alternativo(s): Struggles in school physical education: Brazilian Jiu-jitsu as a possibility of content in school physical education
Autor(es): PEREIRA, Johnathan Rodrigues
Palavras-chave: Jiu-Jítsu
Educação
Educação Física escolar
Lutas
Jiu-Jitsu
Education
School Physical Education
Fights
Data do documento: 17-Dez-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O presente trabalho acadêmico tem como abordagem temática Lutas na educação física escolar: o Jiu-Jítsu brasileiro como uma possibilidade de conteúdo educação física escolar e busca compreender essa atividade e sua forma prática no ambiente escolar, sobretudo para sua aplicação dentro do conteúdo de lutas, enfatizando o Jiu-Jítsu em seu potencial nesse contexto. A pesquisa teve o objetivo de apresentar como as lutas estão organizadas nos PCN’s e BNCC, citar os principais benefícios do Jiu-Jítsu brasileiro e introduzir os principais aspectos sociais da prática em questão. Trata-se de uma revisão bibliográfica de abordagem qualitativa de cunho descritivo e exploratório que compreende achados bibliográficos dentro do período de 1996 a 2018. Diante disso, obteve-se como resultado dessa pesquisa que, mesmo havendo barreiras que impactam no processo de ensino das lutas na educação física escolar, também existem algumas soluções para facilitar a resolução de pais problemas, como a busca por meio de pesquisa pessoa, adaptação de locais, criação de material adaptado e/ou reciclado e trazer a tona a raiz da metodologia das lutas. Conclui-se que essa pesquisa teve seus objetivos alcançados, sendo possível perceber que nos documentos legais, o Jiu-Jítsu pode ser inserido como uma alternativa válida a ser trabalhada ao decorrer do ano letivo na educação física escolar, sendo válido ressaltar que esta é uma prática que oferece uma forma de tratar a prática corporal de maneira educativa e construtiva. Ressalta-se também que este estudo é de relevância acadêmica, profissional e social à medida que contribui com conhecimentos pertinentes a essa área.
Descrição: ABSTRACT The present academic work has as its thematic approach fights in school physical education: Brazilian Jiu-Jitsu as a possibility of physical education content and pursuit of activities and its form of practice in the school environment, especially for its application within the content of struggles, emphasizing Jiu-Jitsu in its potential in this context. A research aimed to present how the lists organized in the PCN and BNCC, citing the main benefits of Brazilian Jiu-Jitsu and the main social aspects of the practice in question. This is a bibliographic review of a qualitative approach of descriptive and exploratory nature, which presents bibliographic findings from 1996 to 2018. Therefore, they are used as a result of this research that, even though there are barriers that affect the teaching process In struggles in school physical education, there are also some solutions to facilitate parent problem solving, such as searching through person search, adapting places, creating adapted and / or recycled material, and bringing to the root the methodology of parenting fights. Concluded if this research had its objectives achieved, and it can be seen in the legal documents, JiuJitsu can be inserted as a valid alternative and be worked through the school year of physical education, being valid only when practice that offers a way to treat body practice in an educational and constructive manner. It is also emphasized that this study is of academic, professional and social relevance as it contributes relevant knowledge to this area.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4413
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

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