Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4415
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dc.contributor.authorVIEIRA, Maria Lucineide Moraes-
dc.date.accessioned2020-04-15T13:14:21Z-
dc.date.available2020-04-15T13:14:21Z-
dc.date.issued2019-12-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4415-
dc.descriptionABSTRACT This study aimed to analyze the teaching trajectory of black teachers in the schools, Colares Moreira and Senador Archer in the decades of 1950 to 1970 in the city of Codó / MA. The fieldwork was concerned with the forms of discrimination and racial prejudice suffered by black teachers during their teaching. This study was developed according to the parameters of a qualitative research. To carry out the research work was used as a methodological strategy bibliographic survey on this theme, use of interviews with black teachers (target audience of the research), as well as rescue of the oral history of the research subjects. For data analysis we used studies by authors such as Perrot (1989), which deals with the Practice of Female Memory. The three authors who stand out in the studies on the theme of trajectories of black teachers, namely, Almeida (1998), Motta (2002), Tourinho (2008), besides Almeida (2018) and the discussion about prejudice and racial discrimination, among others. The importance of this study is due to the fact that in the Brazilian reality, since the abolition of slavery, discrimination and racial prejudice are treated as classical segregation actions and other times it is a silent process, in which the subjects do not realize that they are being victims of racial discrimination because these practices are socially naturalized.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como principal objetivo analisar a trajetória docente das professoras negras nas escolas, Colares Moreira e Senador Archer nas décadas de 1950 a 1970 na cidade de Codó/MA. O trabalho de campo teve como inquietação as formas de discriminação e preconceito racial sofrido pelas professoras negras durante o exercício da docência. O desenvolvimento deste estudo se deu segundo os parâmetros de uma pesquisa qualitativa. Para realização do trabalho de pesquisa utilizou-se como estratégia metodológica levantamento bibliográfico sobre essa temática, uso de entrevistas com professoras negras (público alvo da pesquisa), bem como resgate da história oral das sujeitas pesquisadas. Para análise dos dados foram utilizados estudos de autoras como Perrot (1989), que trata da Prática da Memória Feminina. As três autoras que se destacam nos estudos sobre a temática das trajetórias de professoras negras, quais sejam, Almeida (1998), Motta (2002), Tourinho (2008), além de Almeida (2018) e a discussão sobre preconceito e discriminação racial, dentre outros. A importância deste estudo se deve ao fato de que na realidade brasileira, desde a abolição da escravatura, a discriminação e o preconceito racial são tratados como ações clássicas de segregação e outras vezes é um processo silencioso, em que os sujeitos não percebem que estão sendo vítimas de discriminação racial, pelo fato de serem essas práticas naturalizadas socialmente.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectProfessoras Negraspt_BR
dc.subjectDiscriminação Racialpt_BR
dc.subjectPreconceito Racialpt_BR
dc.subjectCodópt_BR
dc.subjectBlack Teacherspt_BR
dc.subjectRacial Discriminationpt_BR
dc.subjectRacial Prejudicept_BR
dc.subjectCodópt_BR
dc.titleTrajetória docente de professoras negras nas escolas Colares Moreira e Senador Archer, das décadas de 1950 a 1970, em Codó/MApt_BR
dc.title.alternativeTeaching trajectory of black teachers at Colares Moreira and Senador Archer schools, from the 1950s to the 1970s, in Codó / MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó

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