Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/4417
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SOUZA, Neriane Sousa e | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-15T13:31:17Z | - |
dc.date.available | 2020-04-15T13:31:17Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-17 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/4417 | - |
dc.description | ABSTRACT The present study compared in different textbooks the way globalization is conceptually approached. Thus, the general objective was to analyze four Geography textbooks from the 8th grade of elementary school, from the perspective of approaching the contents about globalization. The methodology was based on bibliographic research highlighting the contributions of some authors on the theme textbook and globalization, and on the analysis of the four books of Geography. The results pointed to some issues, such as: a) globalization always linked to economy and technology, b) lack of approaches on environmental issues and c) social inequalities generated by the globalization process. It is concluded that even small or wide textbooks always start from the same assumption, or in a way induced by the instruments that govern them, that is, the edicts, or for another matter. What was noted was a timid approach to environmental issues and social inequalities, which are hallmarks of the process. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo comparou em diferentes livros didáticos a forma como a temática globalização é abordada conceitualmente. Assim, o objetivo geral foi de analisar quatro livros didáticos de Geografia do 8º ano do ensino fundamental, sob a perspectiva de abordagem dos conteúdos sobre a globalização. A metodologia se pautou em pesquisas bibliográficas dando destaque as contribuições de alguns autores sobre o tema livro didáticos e globalização, e na análise dos quatro livros de Geografia. Os resultados apontaram para algumas questões, como: a) a globalização sempre ligada à economia e a tecnologia, b) a falta de abordagens sobre as questões ambientais e c) as desigualdades sociais geradas pelo processo de globalização. Conclui-se que os livros didáticos mesmo que de forma reduzida ou ampla sempre partem do mesmo pressuposto, ou de forma induzida pelos instrumentos que os regem, isto é, os editais, ou por outra questão. O que se notou foi uma abordagem tímida das questões ambientais e sobre as desigualdades sociais, que são marcas do referido processo. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.subject | Globalização | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Textbook | pt_BR |
dc.subject | Globalization | pt_BR |
dc.subject | Geography | pt_BR |
dc.title | As discussões sobre globalização nos livros didáticos de geografia do 8º ano do triênio de 2017-2019 das escolas municipais de Codó-Ma | pt_BR |
dc.title.alternative | The discussions on globalization in the geography textbooks of the 8th year of the 2017-2019 triennium of the municipal schools of Codó-Ma | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NERIANE-SOUZA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 782,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.