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dc.contributor.authorSILVA, Maria Roseli da Conceição da-
dc.date.accessioned2020-04-15T14:19:34Z-
dc.date.available2020-04-15T14:19:34Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4422-
dc.descriptionABSTRACT Geography teaching now faces challenges as does teaching in general. The teacher each day is concerned to approach the student each time during his or her classroom work. In this context, it is important to look for new strategies and methods that can not only help but contribute to the teaching-learning process. Unconventional didactics, for example, represent a strategy that can assist the teacher in his teaching practice. This paper presents two main focuses of interest: teaching practice and the use of unconventional didactic resources in the teaching of geography. The main objective of this work was to know the teaching practices of Geography teachers of elementary school Final Years in the city of Timbiras-MA, headquarters, in order to evaluate the use of unconventional didactic resources in teaching. For this it was necessary: to investigate the daily acting of Geography teachers in their teaching practice; reflect on the pedagogical practices used by most teachers in the teaching of geography, how the teacher acts in his practice, how he teaches, how he conceives student learning; Accompany and investigate teachers in a case study, to discover their performance in a school that allows the use of unconventional didactic resources as alternatives to improve the teaching process learning specifically in the teaching of geography. As results it can be seen that the theme in question allows a thorough analysis and understanding of the importance of teaching work, teaching geography, as well as the resources that are used in teaching practice. Finally, it is concluded that the planned use of unconventional didactic resources allows the autonomous construction of the individual and conceives subjective interpretations, which possibly drives the curiosity of the students and teachers involved in this activity, to effectively build the desired learning.pt_BR
dc.description.abstractO professor a cada dia encontra barreiras que dificultam seu trabalho em sala de aula, por salas lotadas, falta de infraestrutura escolar, entre outros. Nesse contexto, é importante que se busque novas estratégias e métodos que possam não somente ajudar, mas que venha a contribuir no processo de ensino-aprendizagem. Os recursos didáticos não convencionais, por exemplo, representam uma estratégia que pode auxiliar o professor em sua prática docente. Esta pesquisa apresenta dois focos principais de interesse: a prática docente e o uso de recursos didáticos não convencionais no ensino de Geografia. O principal objetivo foi conhecer as práticas docentes dos professores de Geografia do Ensino Fundamental dos anos Finais das escolas municipais da cidade de Timbiras-MA, a fim de avaliar a utilização de recursos didáticos não convencionais no ensino. Como resultados pôde-se constatar que a maioria dos professores não costuma participar de atividades de desenvolvimento profissional; Que todos os professores costumam adotar mais aulas expositivas e trabalho de grupo; Que as aulas práticas de campo não são muito utilizadas; Que os recursos mais utilizados são audiovisuais e o planejamento das aulas é variado (diariamente, semanalmente e mensalmente); Que muitos professores gostariam de mais tecnologia para facilitar o ensino de Geografia; Que o processo avaliativo é feito através de prova escrita, trabalho escrito, seminário e prova oral e nunca em prova prática; Que a maior necessidade que dificulta o desenvolvimento profissional é o ensino de alunos com necessidades especiais e falta de recursos didáticos nas escolas; E que a temática em questão permite a análise minuciosa e a compreensão da importância do trabalho docente, do ensino de geografia, bem como os recursos que são usados na prática docente, compreendendo que o uso planejado de recursos didáticos não convencionais, permite a construção autônoma do indivíduo e concebe interpretações subjetivas, que possivelmente impulsiona a curiosidade dos alunos e professores envolvidos nessa atividade, para efetivamente se construir a aprendizagem almejada.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectPrática Docentept_BR
dc.subjectRecursos Não Convencionaispt_BR
dc.subjectGeography Teachingpt_BR
dc.subjectTeaching Practicept_BR
dc.subjectUnconventional Featurespt_BR
dc.titleA prática docente e o uso dos recursos didáticos não convencionais no ensino de geografiapt_BR
dc.title.alternativeTeaching practice and the use of non-conventional didactic resources in geography teachingpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó

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