Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4429
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dc.contributor.authorRIBEIRO, Artur Lopes-
dc.date.accessioned2020-04-23T16:53:54Z-
dc.date.available2020-04-23T16:53:54Z-
dc.date.issued2019-12-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4429-
dc.descriptionThis work proposes to carry out analyzes of a structural design of reinforced concrete and metallic structures of a building to be executed in the city of Santa Luzia do Paruá - MA, from a real architectural project, including the discussion of the main stages involved and the results obtained. Requests were considered as permanent actions, such as the weight of the structure, sealing systems and cladding, and the variable actions resulting from the use of the building and the action of the wind. The structure was dimensioned through three distinct steps, each of which serves as a basis for the following: pre-dimensioning, using simplified and decoupled analysis models, allowing to better understand the structural behavior of the elements involved and identify the patterns of load distribution of the building; sizing, using specific software, which allowed to analyze the structure in an integrated way, taking into account its hyperstatic character; and verification of the overall stability and horizontal stiffness of the structure, based on the parameters  and  𝑧 and maximum horizontal displacement at the top of the building, which allowed to verify the structure against the horizontal action of the wind. As a result, the sections of beams, slabs and pillars were obtained, including the reinforcement areas required to meet the largest requesting efforts for the three stages analyzed. The sections obtained in the pre-sizing step were exaggerated for the abutments when compared to the sizing configuration. The consideration of the maximum limits for horizontal displacements prescribed by the NBR6118: 2014, NBR 14762: 2010 and NBR 8800: 2008 were determinant for the final structural configuration, since it was necessary to increase the structural element sections to ensure that the structure was little displaceable, even if it resisted combinations of the ultimate limit state with much smaller sections.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho se propõe a realizar análises de um dimensionamento estrutural de concreto armado e estruturas metálicas de uma edificação a ser executada na cidade de Santa Luzia do Paruá - MA, a partir de um projeto arquitetônico real, incluindo a discussão das principais etapas envolvidas e dos resultados obtidos. Foram consideradas como ações solicitantes aquelas de caráter permanentes, como o peso próprio da estrutura, dos sistemas de vedação e os revestimentos, e as ações variáveis, decorrentes do uso da edificação e da ação do vento. A estrutura foi dimensionada através de três etapas distintas, cada uma delas servindo de base para a seguinte: pré-dimensionamento, com o uso de modelos simplificados e desacoplados de análise, sendo possível compreender melhor o comportamento estrutural dos elementos envolvidos e identificar os padrões de distribuição de cargas do edifício; dimensionamento, utilizando softwares específicos, o que permitiu analisar a estrutura de forma integrada, levando em consideração o seu caráter hiperestático; e verificação da estabilidade global e rigidez horizontal da estrutura, baseada nos parâmetros  e  𝑧 e deslocamento horizontal máximo no topo da edificação, o que permitiu verificar a estrutura frente à ação horizontal do vento. Como resultado, foram obtidas as seções de vigas, lajes e pilares, incluindo as áreas de armadura necessárias ao atendimento dos maiores esforços solicitantes para as três etapas analisadas. As seções obtidas na etapa de pré-dimensionamento se mostraram exageradas para os pilares, quando comparadas à configuração de dimensionamento. A consideração dos limites máximos para deslocamentos horizontais prescrita pelas NBR6118:2014, NBR 14762:2010 e NBR 8800:2008 foram determinantes para a configuração estrutural final, pois foi necessário um aumento das seções de elementos estruturais para garantir que a estrutura fosse pouco deslocável, ainda que resistisse às combinações do estado limite último com seções muito inferiores.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectconcreto armado; estruturas metálicas; dimensionamento estruturalpt_BR
dc.subjectreinforced concrete; steel structures; structural sizingpt_BR
dc.titleESTUDO DE CASO SOBRE PROJETOS DE ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO E ESTRUTURAS METÁLICAS NA CIDADE DE SANTA LUZIA DO PARUÁ-MA.pt_BR
dc.title.alternativeCASE STUDY ON CONCRETE STRUCTURE PROJECTS AND METALLIC STRUCTURES IN THE CITY OF SANTA LUZIA DO PARUÁ-MA.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Engenharia Civil do Campus Bacanga

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