Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4437
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPEREIRA, João Victor da Silva-
dc.date.accessioned2020-07-01T14:40:44Z-
dc.date.available2020-07-01T14:40:44Z-
dc.date.issued2019-07-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4437-
dc.descriptionABSTRACT This research aims to trace some dialogues established between the poetics of reality in theater and the show “Negro Cosme em Movimento”, by Grupo Cena Aberta (MA). Initially, the approach presents itself as a brief history of the group and points out some first relations with its artistic making and the notion of the real, through its relations with memory in the visual composition of the show, where a detailed analysis of the conceptions is proposed. of ideas, creative process, plastic and aesthetic, and explaining the stages of production. Then, the analysis is directed to the presentation of the spectacle in the spaces of the city-stations related to the narrative of the play, where the concept of the real is interwoven with the ideas of space, memory and operational concepts arising from this relationship, such as the site specific theater. Following Negro Cosme's route of freedom, the chapter ends in a proposal to liberate the character through contact with these real spaces and the ancestral memories of the spectators. Finally, the monograph proposes a discussion on the practices of the Cena Aberta group, in the context of the aforementioned show, operationalizing contemporary notions about performativity, performative space and tactile reception.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa visa traçar alguns diálogos estabelecidos entre as poéticas do real no teatro e o espetáculo “Negro Cosme em Movimento”, do Grupo Cena Aberta (MA). Inicialmente, a abordagem se apresenta como um breve histórico do grupo e aponta algumas primeiras relações com do seu fazer artístico e a noção de real, por meio de suas relações com a memória na composição visual do espetáculo, onde se propõe uma análise minuciosa das concepções das ideias, processo criativo, plástico e estético, e explanando as etapas de produção. Em seguida, a análise se direciona para as apresentações do espetáculo nos espaços das cidades-estações relacionados a narrativa da peça, onde o conceito de real vai se imbricando com as ideias de espaço, memória e conceitos operativos advindos dessa relação, como o site specific theatre. Acompanhando a rota de liberdade de Negro Cosme o capítulo se encerra numa proposta de libertação do personagem através do contato com esses espaços reais e as memórias ancestrais dos espectadores. Finalmente, a monografia propõe uma discussão sobre as práticas do grupo Cena Aberta, no contexto do espetáculo citado, operacionalizando as noções contemporâneas sobre performatividade, espaço performativo e recepção tátil.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectTeatro maranhensept_BR
dc.subjectPerformatividadept_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectGrupo Cena Abertapt_BR
dc.subjectMaranhão theaterpt_BR
dc.subjectPoetics of the realpt_BR
dc.subjectPerformativitypt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectOpen scene grouppt_BR
dc.titleAbrem-se as cortinas do palco da memória: diálogos com o real em Negro Cosme em movimento do grupo Cena Aberta.pt_BR
dc.title.alternativeThe curtains of the memory stage open: dialogues with the real in Negro Cosme in movement by the Cena Aberta group.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Teatro do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOÃOVICTORPEREIRA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso3,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.