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http://hdl.handle.net/123456789/4437
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | PEREIRA, João Victor da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-01T14:40:44Z | - |
dc.date.available | 2020-07-01T14:40:44Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-16 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/4437 | - |
dc.description | ABSTRACT This research aims to trace some dialogues established between the poetics of reality in theater and the show “Negro Cosme em Movimento”, by Grupo Cena Aberta (MA). Initially, the approach presents itself as a brief history of the group and points out some first relations with its artistic making and the notion of the real, through its relations with memory in the visual composition of the show, where a detailed analysis of the conceptions is proposed. of ideas, creative process, plastic and aesthetic, and explaining the stages of production. Then, the analysis is directed to the presentation of the spectacle in the spaces of the city-stations related to the narrative of the play, where the concept of the real is interwoven with the ideas of space, memory and operational concepts arising from this relationship, such as the site specific theater. Following Negro Cosme's route of freedom, the chapter ends in a proposal to liberate the character through contact with these real spaces and the ancestral memories of the spectators. Finally, the monograph proposes a discussion on the practices of the Cena Aberta group, in the context of the aforementioned show, operationalizing contemporary notions about performativity, performative space and tactile reception. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa visa traçar alguns diálogos estabelecidos entre as poéticas do real no teatro e o espetáculo “Negro Cosme em Movimento”, do Grupo Cena Aberta (MA). Inicialmente, a abordagem se apresenta como um breve histórico do grupo e aponta algumas primeiras relações com do seu fazer artístico e a noção de real, por meio de suas relações com a memória na composição visual do espetáculo, onde se propõe uma análise minuciosa das concepções das ideias, processo criativo, plástico e estético, e explanando as etapas de produção. Em seguida, a análise se direciona para as apresentações do espetáculo nos espaços das cidades-estações relacionados a narrativa da peça, onde o conceito de real vai se imbricando com as ideias de espaço, memória e conceitos operativos advindos dessa relação, como o site specific theatre. Acompanhando a rota de liberdade de Negro Cosme o capítulo se encerra numa proposta de libertação do personagem através do contato com esses espaços reais e as memórias ancestrais dos espectadores. Finalmente, a monografia propõe uma discussão sobre as práticas do grupo Cena Aberta, no contexto do espetáculo citado, operacionalizando as noções contemporâneas sobre performatividade, espaço performativo e recepção tátil. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Teatro maranhense | pt_BR |
dc.subject | Performatividade | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Grupo Cena Aberta | pt_BR |
dc.subject | Maranhão theater | pt_BR |
dc.subject | Poetics of the real | pt_BR |
dc.subject | Performativity | pt_BR |
dc.subject | Memory | pt_BR |
dc.subject | Open scene group | pt_BR |
dc.title | Abrem-se as cortinas do palco da memória: diálogos com o real em Negro Cosme em movimento do grupo Cena Aberta. | pt_BR |
dc.title.alternative | The curtains of the memory stage open: dialogues with the real in Negro Cosme in movement by the Cena Aberta group. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Teatro do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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JOÃOVICTORPEREIRA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 3,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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