Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4439
Título: Educação e inclusão: uma análise do processo de inclusão de crianças especiais na Escola Municipal Prefeito José Ferreira de Sousa
Título(s) alternativo(s): Education and inclusion: an analysis of the inclusion process of special children in the Municipal School Mayor José Ferreira de Sousa
Autor(es): ALBUQUERQUE, Aline Silva
Palavras-chave: Educação inclusiva
Processo inclusivo
Metodologias
Desafios
Inclusive education
Inclusive process
Methodologies
Challenges
Data do documento: 13-Fev-2020
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O estudo em foco consiste em uma reflexão sobre o processo inclusivo de crianças especiais no ensino regular, na Escola Municipal Prefeito José Ferreira de Sousa, localizada no povoado Currais, zona rural do município de São Bernardo – MA. Realizando uma análise das possibilidades e desafios da inclusão de crianças necessidades especiais, esta pesquisa investiga as metodologias utilizadas em salas de aulas, dos recursos disponíveis na escola, da forma de construção do conhecimento que atenda ao modelo educacional inclusivo. Para composição do corpus teórico da pesquisa se constitui com os estudos de Aranha (2005), Carvalho (2007), Corrent (2019), Dellani (2012), Diniz (2009), Farias; Lopes (2015), Dupont Ló (2010), Frias; Menezes (2008) dentre outros. Para a coleta de dados fez-se uso de uma pesquisa de cunho qualitativo por meio de um estudo de campo na Escola Municipal Prefeito José Ferreira de Sousa, localizada na zona rural do município de São Bernardo – MA, o estudo foi realizado com seis (6) participantes, dentre eles, professores, diretora da instituição e supervisora pedagógica do município. Com base nos dados que foram coletados percebe-se que, a adoção de um modelo inclusivo pela escola exige o desenvolvimento de ações receptivas, que provoquem a interação entre as crianças e profissionais que participam deste processo. Desse modo, torna-se importante criar espaços inclusivos que venham oferecer atendimento de qualidade as crianças.
Descrição: ABSTRACT The study in focus consists of a reflection on the inclusive process of special children in regular education, at Municipal School Mayor José Ferreira de Sousa, located in the village of Currais, rural area of the municipality of São Bernardo - MA. Conducting an analysis of the possibilities and challenges of including children with special needs, this research investigates the methodologies used in classrooms, the resources available at school, the way of building knowledge that meets the inclusive educational model. For the composition of the theoretical corpus of the research it is constituted with the studies of Aranha (2005), Carvalho (2007), Corrent (2019), Dellani (2012), Diniz (2009), Farias; Lopes (2015), Dupont Ló (2010), Frias; Menezes (2008) among others. For data collection, a qualitative research was used through a field study at the Municipal School Mayor José Ferreira de Sousa, located in the rural area of the municipality of São Bernardo - MA, the study was carried out with six ( 6) participants, among them, teachers, director of the institution and pedagogical supervisor of the municipality. Based on the data that was collected, it is clear that the adoption of an inclusive model by the school requires the development of receptive actions, which provoke the interaction between children and professionals who participate in this process. Thus, it is important to create inclusive spaces that will offer quality care to children.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4439
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlineAlbuquerque.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.