Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/4445
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SOUZA, Katiane de Jesus | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-14T14:15:41Z | - |
dc.date.available | 2020-09-14T14:15:41Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-17 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/4445 | - |
dc.description | ABSTRACT The textbook is one of the most important resources used in the classroom, being for some teachers indispensable in the teaching-learning process. This paper analyzes some science books approved at PNLD - 2019, early years, which address solo content. Initially, a brief history of soil science, Pedology, as well as the concepts attributed to soil by some authors, and science teaching in public institutions, and how this content is based on the BNCC and the PCN of Natural Sciences, initial years. In this research, the content analysis of Bardin (1977) was used, as well as the classification of practical activities according to Campos and Nigro (1999) and for the analysis of visual elements the Gestalt Theory of Gomes Filho (2008), applied to the four teaching materials. And, finally, the results of this research are presented where it appears that, although the four books are destined for the 3rd year of Elementary Education, they are distinct from each other. Unanimously, everyone addresses the content, expressing important concepts to be worked on and explained, maintaining, in most cases, a connection with the illustrative images. It is observed the existence of practical activities with different methodologies to be applied to the teaching of solo content. It was found that the practical activity of the Illustrative Experiment type is present in all materials, and the practical activities of the Practical Demonstration, Descriptive Experiments and Investigative Experiment type occur only in one of the four books.Through this work it was found that the textbook as an important didactic resource for teaching, needs support materials, as well as an appropriate environment, research laboratories, space for manipulating samples, which help the teacher and result in dynamic classes and strategic and meaningful learning. | pt_BR |
dc.description.abstract | O livro didático constitui-se de um dos mais importantes recursos utilizados em sala de aula, sendo para alguns professores indispensável no processo ensino-aprendizagem. Este trabalho analisa alguns livros de ciências aprovados no PNLD – 2019, anos iniciais, que abordam o conteúdo solo. De início, foi feito um breve histórico da Ciência do solo, a Pedologia, bem como os conceitos atribuídos ao solo por alguns autores e ainda o ensino de ciências nas instituições públicas e como esse conteúdo está fundamentado na BNCC e no PCN de Ciências Naturais, anos iniciais. Nesta pesquisa, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin (1977), assim como a classificação das atividades práticas de acordo com Campos e Nigro (1999) e para a análise de elementos visuais a Teoria da Gestalt de Gomes Filho (2008), aplicada aos quatro materiais didáticos. E, por fim, apresenta-se os resultados desta pesquisa onde verifica-se que, apesar de os quatro livros serem destinados ao 3º ano do Ensino Fundamental, são distintos entre si. De forma unânime, todos abordam o conteúdo, manifestando conceitos importantes a serem trabalhados e explicados, mantendo, na maioria das vezes, uma conexão com as imagens ilustrativas. Observa-se a existência de atividades práticas com diferentes metodologias a serem aplicadas ao ensino do conteúdo solo. Constatou-se que a atividade prática do tipo Experimento Ilustrativo está presente em todos os materiais, e as atividades práticas do tipo Demonstração Prática, Experimentos Descritivos e Experimento Investigativo ocorre apenas em dos quatro livros. Por intermédio deste trabalho constatou-se que o livro didático como recurso didático importante para ensino, necessita de materiais de apoio, assim como um ambiente apropriado, laboratórios de pesquisas, espaço para manipulação de amostras, que auxiliem o professor e resultem em aulas dinâmicas e estratégicas para um aprendizado significativo. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Ciências | pt_BR |
dc.subject | Solo | pt_BR |
dc.subject | Textbook | pt_BR |
dc.subject | Sciences | pt_BR |
dc.subject | Ground | pt_BR |
dc.title | O estudo do solo nos livros didáticos de ciências para os anos iniciais | pt_BR |
dc.title.alternative | The study of soil in science textbooks for the early years | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Ciências Naturais/Biologia do Campus de Pinheiro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KATIANE-SOUZA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 68,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.