Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4446
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dc.contributor.authorLOPES, Daniele Pinto-
dc.date.accessioned2020-09-15T13:40:30Z-
dc.date.available2020-09-15T13:40:30Z-
dc.date.issued2020-03-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4446-
dc.descriptionABSTRACT Chemistry is a science of nature and everyday life, which implies strictly its empirical and experimental character. With this study, the objective was to promote with the students of the 1st year of High School at the José Carlos Quadro State School, Turilândia - MA, the experimentation process involving chemical reactions, with a view to developing significant learning in the teaching of this curricular component. The experiment was carried out with the participation of 20 students from that series, who carefully observed the organization and presentation of the following materials on the experiment table: 03 250 ml PET bottles; Balloons; Sodium bicarbonate, vinegar and funnel. In the PET bottles placed 100 ml of vinegar, with the aid of the funnel the flasks were filled with 3 teaspoons of baking soda, immediately afterwards, the flask was attached to the neck of the bottle. It was found that the balloon fills, as the sodium bicarbonate falls on the vinegar, and that this is because the bicarbonate reacts with it reacts with each other, releasing a type of gas, called carbon dioxide. The experiment helped to understand the concept and applicability of chemical reactions, in addition to reflecting that the plastic material as in the case of the PET bottle helps in the development of the experimentation process in Chemistry classes, also contributing to its reuse instead of being discarded in nature.pt_BR
dc.description.abstractA Química é uma ciência da natureza e do cotidiano, o que implica estritamente em seu caráter empírico e experimental. Com este estudo, objetivou-se promover junto aos alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual José Carlos Quadro, Turilândia – MA, o processo de experimentação envolvendo reações químicas, com vistas a desenvolver aprendizagens significativas no ensino desta componente curricular. A aplicação do experimento contou com a participação de 20 alunos da referida série, os quais observaram atentamente a organização e a apresentação dos seguintes materiais na mesa do experimento: 03 garrafas PET de 250 ml; Balões; Bicarbonato de Sódio, vinagre e funil. Nas garrafas PET colocados100 ml de vinagre, com o auxílio do funil os balões foram cheios com 3 colheres de chá de bicarbonato de sódio, logo após, o balão foi preso no gargalo da garrafa. Constatou-se que o balão vai enchendo, à medida que o bicarbonato de sódio vai caindo sobre o vinagre, e que isto acontece porque o bicarbonato reage com o reage um com o outro, liberando um tipo de gás, denominado dióxido de carbono. O experimento ajudou a entender o conceito e aplicabilidades das reações químicas, além de refletir que o material plástico como no caso da garrafa PET ajuda no desenvolvimento do processo de experimentação nas aulas de Química, contribuindo também para a sua reutilização ao invés de ser descartado na natureza.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectExperimentopt_BR
dc.subjectReações Químicaspt_BR
dc.subjectPlásticospt_BR
dc.subjectChemistrypt_BR
dc.subjectExperimentpt_BR
dc.subjectChemical reactionspt_BR
dc.subjectPlasticspt_BR
dc.titleExperimentação em química: aprendizagem significativa em salas de 1º ano do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeChemistry experimentation: meaningful learning in high school 1st year classroomspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Ciências Naturais/Biologia do Campus de Pinheiro

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