Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/4447
Título: | Inserção de modelos didáticos no ensino de biologia em uma escola do ensino médio em Pinheiro - Maranhão |
Título(s) alternativo(s): | Insertion of didactic models in the teaching of biology at a high school in Pinheiro - Maranhão |
Autor(es): | MELO, Marcos Vinicius Ribeiro |
Palavras-chave: | Modelos didáticos Ensino de Biologia Métodos alternativos Didactic models Biology teaching Alternative methods |
Data do documento: | 3-Mar-2020 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | Os modelos didáticos são recursos pedagógicos bastante úteis no ensino da Biologia, ainda assim, são pouco utilizados pelos professores em suas práticas. O presente trabalho, propôs uma metodologia de ensino fundamentada no uso e construção de modelos didáticos como ferramentas auxiliares no ensino da Citologia e Genética. O estudo foi realizado com alunos do ensino médio de uma escola pública de Pinheiro - Maranhão. Para a avaliação da metodologia aplicada foram utilizados questionários antes e após a atividade realizada. O percentual de respostas corretas no pré-teste variou entre 10% a 35%, já no pós-teste, essa porcentagem foi bem elevada, variando entre 70% a 100%. Os resultados obtidos neste artigo, apontam que o uso dos modelos didáticos acrescentados no ensino da Biologia, enriquecem as temáticas e tornam o ensino mais dinâmico e atrativo. |
Descrição: | Abstract Didactic models are very useful pedagogical resources in the teaching of Biology, yet they are little used by teachers in their practices. The present work proposed a teaching methodology based on the use and construction of didactic models as auxiliary tools in the teaching of cytology and genetics. The study was carried out with high school students from a public school in Pinheiro, Maranhão. For the evaluation of the applied methodology, questionnaires were used before and after the activity performed. The percentage of correct answers in the pre-test varied between 10% to 35%, whereas in the post-test, this percentage was very high, varying between 70% to 100%. The results obtained in this article, point out that the use of didactic models added in the teaching of Biology, enrich the themes and make teaching more dynamic and attractive. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4447 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Ciências Naturais/Biologia do Campus de Pinheiro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARCOS VINICIUS-MELO.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 194,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.