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http://hdl.handle.net/123456789/4449
Título: | Concepções de futuros professores sobre metodologias usadas no ensino de ciências naturais |
Título(s) alternativo(s): | Conceptions of future teachers about methodologies used in the teaching of natural sciences |
Autor(es): | PALAVRA, Thamires de Kassia Diniz |
Palavras-chave: | Metodologia Formação de professores Prática de ensino Methodology Teacher training Teaching practice |
Data do documento: | 28-Jan-2020 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | O objetivo dessa pesquisa é investigar as concepções de futuros professores sobre metodologias usadas no ensino de ciências e como a transposição do conhecimento pode refletir no seu processo de ensino-aprendizagem e no do seu futuro aluno. A importância de se fazer essa pesquisa no contexto da formação inicial é justamente por ela ser à base do processo de construção profissional, por ser onde aprendem e se formam professores e também porque as concepções desses futuros docentes poderão ajudar a compreender e propor melhorias para a formação inicial no curso de Ciências Naturais do lócus da pesquisa. Para tanto, foi necessário investigar o que os licenciandos compreendem por metodologia e metodologia de ensino, identificar quais metodologias eles reconhecem como instrumento de prática de ensino e analisar quais metodologias os futuros professores aplicariam nas suas práticas docentes e como eles avaliariam os alunos. Realizou-se, então, uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com futuros professores de ciências, graduandos do curso de ciências naturais-Biologia, da Universidade Federal do Maranhão, campus Pinheiro. Foi possível identificar que nas concepções dos sujeitos, alguns conseguiram diferenciar metodologia de metodologia de ensino, enquanto outros sempre relacionavam ao processo de ensino-aprendizagem. Verificamos dificuldades em classificar as metodologias que eles reconhecem como prática de ensino, no entanto, eles conseguiram caracterizar metodologias que fogem do tradicional, que envolvem estratégias didáticas e diferentes tipos de recursos. Em relação às metodologias que aplicariam na sua prática docente, eles perceberam que metodologias diversificadas podem ser significativas de acordo com o local, objetivo e perspectivas dos conteúdos abordados e que há metodologias que possibilitam o desenvolvimento da autonomia dos alunos. Dessa forma, percebemos a importância de que a formação de professores precisa ser pensada com cuidado e não pode ser uma formação aplicacionista do conhecimento, ao contrário, ela tem que ser pensada a partir de uma concepção prática e crítica, a partir de uma ideia que realmente ajude o professor a entender a realidade das escolas a compreender quais, quando e como aplicar determinada metodologia. |
Descrição: | ABSTRACT The aim of this research is to investigate the conceptions of future teachers about methodologies used in science teaching and how the transposition of knowledge can reflect on their teaching-learning process and that of their future student. The importance of doing this research in the context of initial training is precisely because it is the basis of the professional construction process, because it is where teachers learn and train and also because the conceptions of these future teachers can help to understand and propose improvements for initial training in the course of Natural Sciences from the locus of research. Therefore, it was necessary to investigate what the undergraduates understand by teaching methodology and methodology, to identify which methodologies they recognize as a teaching practice tool and to analyze which methodologies future teachers would apply in their teaching practices and how they would evaluate students. Then, a qualitative research was carried out through semi-structured interviews with future science teachers, graduates of the course of natural sciences-Biology, from the Federal University of Maranhão, Pinheiro campus. It was possible to identify that in the subjects' conceptions, some managed to differentiate methodology from teaching methodology, while others always related to the teaching-learning process. We found difficulties in classifying the methodologies that they recognize as teaching practice, however, they were able to characterize methodologies that deviate from the traditional, involving didactic strategies and different types of resources. In relation to the methodologies that they would apply in their teaching practice, they realized that diversified methodologies can be significant according to the location, objective and perspectives of the contents covered and that there are methodologies that enable the development of students' autonomy. Thus, we realize the importance that teacher training needs to be thought out carefully and cannot be an applicationist knowledge formation, on the contrary, it has to be thought from a practical and critical conception, from an idea that really help the teacher to understand the reality of schools to understand which, when and how to apply a certain methodology. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4449 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Ciências Naturais/Biologia do Campus de Pinheiro |
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