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Título: Meio ambiente como tema mobilizador no processo educacional de ressocialização dos detentos da unidade prisional do município de Chapadinha - MA
Título(s) alternativo(s): Environment as a mobilizing theme in the educational process of re-socialization of prisoners in the prison unit in the municipality of Chapadinha - MA
Autor(es): SOUZA, Luara de Aguiar
Palavras-chave: Assistência educacional
Educação prisional
Sistema prisional
Educational assistance
Prison education
Prison system
Data do documento: 9-Dez-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Devido às ações de degradação que vem acometendo a natureza ao longo dos anos, torna-se explícita a necessidade de haver uma constante veiculação de conteúdos voltados ao meio ambiente, de modo que as pessoas se tornem aptas a compreender, discutir e agir diante de problemas ambientais. A Constituição Federal estabelece que a educação é um direito de todos, tanto do homem livre, quanto daquele que se encontra em situação de privação de liberdade. Como previsto na Lei de Execução Penal – LEP 7.210/84, a assistência educacional de detentos deve compreender a instrução escolar e a formação profissional. O objetivo deste trabalho foi conhecer e entender como ocorre a escolarização de detentos e promover a inserção dos conhecimentos acerca do meio ambiente, através de palestras, exibição de vídeos, discussões e aplicação de questionários aos apenados que tem acesso a escolarização na Unidade Prisional do Município de Chapadinha, Maranhão, como forma de colaborar, no âmbito educacional, com o processo de ressocialização. Os resultados obtidos demonstraram que os detentos desta Unidade, além de já possuírem conhecimento prévios sobre o tema, conseguiram apreender e discutir os conhecimentos repassados no decorrer das ações educativas.____ ABSTRACT According the degradations actions that have been affecting nature over the years, it becomes explicit the need to have a constant dissemination of content focused on the enviroment, so that pleople become able to understand, discuss and act on environmental problems. The Federal Constitution established that education is the right of all, both free man and those deprivated of liberty. As provided for in the Law on Criminal Enforcement- LEP 7.210/84, educational assistance for detainees must include school instruction and vocational training. The objective of this work was to know and understand how the detainees’ schooling occurs and promote the insertion of knowledge about the environment, the lectures, the presentations of films and reports, the discussions and te application of questionnaires to the inmates who have access to schooling in the Prision Unit Chapadinha Municipatily, Maranhão, as a form of colaboration, with educational scope, with a process of resocialization. The results shows the the items of this unit, besides having previous knowledge on the topics covered, were able to grasp and discuss the knowledge passed on during the educational actions.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4481
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

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