Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4483
Título: Trilha no cerrado: espaço não formal para o ensino de Botânica
Título(s) alternativo(s): Cerrado trail: non-formal space for teaching botany
Autor(es): ARAÚJO, Jaine Costa de
Palavras-chave: Ensino de Biologia
Ensino-aprendizagem
Espaços de ensino
Biology Teaching
Teaching-learning
Teaching spaces
Data do documento: 4-Dez-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Objetivou-se neste estudo analisar a utilização de uma trilha ecológica no Cerrado como um espaço não formal, para promover ensino/aprendizagem de Botânica com alunos da terceira série do ensino médio. Deste modo, buscou-se investigar como a utilização de um espaço não formal (trilha no Cerrado) influenciou no processo de ensino-aprendizagem e qual a percepção dos alunos quanto ao uso dessa metodologia para sua aprendizagem. O estudo foi realizado entre os meses de abril e julho de 2019 em uma escola pública estadual no município de Chapadinha-MA. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa foi pesquisa-ação. A atividade de pesquisa foi realizada na trilha no Cerrado, localizada na Universidade Federal do Maranhão-CCAA. Também, ocorreu a aplicação de dois questionários com perguntas abertas e fechadas, onde o primeiro foi aplicado depois da aula teórica e o segundo, depois da trilha. Sendo assim, as análises foram feitas utilizando os softwares Microsoft Office Excel e IRAMUTEQ. A análise revelou a contribuição da trilha para aprendizagem dos conteúdos de Botânica, onde por meio dos questionários verificamos que o contato dos alunos com o ambiente possibilita maior aprendizagem dos conteúdos, pois na trilha a aprendizagem ocorre de modo mais contextualizado e dinâmico, como também a relação teoria e prática facilita compreenderem melhor. Deste modo, a utilização de trilhas para o ensino de Botânica além de contribuir para aprendizagem dos conteúdos, possibilita ao público visitante sensibilização acerca da preservação dos recursos naturais.__________ ABSTRACT The objective of this study was to analyze the use of an ecological trail in the Cerrado as a nonformal space to promote teaching / learning of botany with third grade students. Thus, we sought to investigate how the use of a non-formal space (trail in the Cerrado) influenced the teaching-learning process and the students' perception regarding the use of this methodology for their learning. The study was conducted between April and July 2019 in a state public school in the municipality of Chapadinha-MA. For this research a qualitative approach was used and the type of research was action research. The research activity was carried out in the Cerrado trail, located at the Federal University of Maranhão-CCAA. Also, there was the application of two questionnaires with open and closed questions, where the first was applied after the lecture and the second after the trail. Thus, the analyzes were performed using Microsoft Office Excel and IRAMUTEQ software. The analysis revealed the contribution of the trail to the learning of Botany contents, where through the questionnaires we verified that the contact of the students with the environment allows a greater learning of the contents, because in the trail the learning occurs in a more contextualized and dynamic way, as well as The theory and practice relationship makes it easier to understand better. Thus, the use of trails for the teaching of botany, besides contributing to the learning of the contents, enables the visiting public to raise awareness about the preservation of natural resources.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4483
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

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