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Título: Percepção dos estudantes de escolas públicas da zona urbana e rural de Chapadinha – Ma sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s)
Título(s) alternativo(s): Perception of students from public schools in the urban and rural areas of Chapadinha - Ma about Sexually Transmitted Infections (STIs)
Autor(es): ARAÚJO, Águida Raquel Sousa de
Palavras-chave: Adolescentes
Enfermidade
Prevenção
Disease
Prevetion
Teenagers
Data do documento: 15-Jan-2020
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: A adolescência é uma fase do desenvolvimento humano caracterizada por intensas transformações pessoais e sociais que marcam a mudança entre a infância e a idade adulta. É nessa transição que o adolescente se torna susceptível diante das características da própria idade. O desconhecimento sobre sexualidade, tanto no âmbito familiar como no escolar pode ocasionar a vulnerabilidade de adolescentes às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). Objetivou-se relatar o discernimento sobre a percepção dos estudantes de escolas públicas da Zona Urbana e Rural no município de Chapadinha – MA sobre infecções sexualmente transmissíveis mediante o contexto educacional. As entrevistas foram realizadas no mês de junho de 2019. E este trabalho foi desenvolvido em duas escolas de ensino médio de zona Urbana e Rural da rede pública estadual sendo aplicado em Chapadinha – MA e no povoado Centro dos Buracos, respectivamente. Os públicos alvos foram adolescentes que cursavam o 3º ano do Ensino Médio, com faixa etária de 14 a 19 anos visto que o conteúdo sobre Sexualidade e Infecções Sexualmente Transmissíveis já havia sido abordado aos alunos. Este estudo evidenciou que a percepção dos discentes acerca das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) ainda é muito irrelevante carecendo de mais informações e compreensão sobre essa temática.
Descrição: ABSTRACT Adolescence is a phase of human development characterized by intense personal and social transformations that mark the change between childhood and adulthood. It is in this transition that the adolescent becomes susceptible to the characteristics of his own age. Ignorance of sexuality, both in the family and at school, can lead to the vulnerability of adolescents to sexually transmitted infections (STIs). Therefore, the objective of this paper is to relate or discern about the perception of students of public schools in the Urban and Rural Zone of Chapadinha – MA about sexually transmitted infections using the educational context. The interviews were conducted in June 2019. This work was developed in two high schools in the Urban and Rural zone of the state public school applied in Chapadinha – MA and the Center of Holes, respectively. The target audience were teenagers who were in the third year of high school, a total of 107 participants, aged 14-19 years viewed with content on Sexuality and Sexually Transmitted Infections already addressed in the students. This study showed that students' perceptions about sexually transmitted infections (STIs) are still very irrelevant to understand more information and understand about this theme.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4493
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

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