Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4504
Título: O papel da comunicação no terceiro setor: reflexões sobre as práticas comunicacionais da Associação Lar São Francisco de Assis
Título(s) alternativo(s): The role of communication in the third sector: reflections on the communication practices of Associação Lar São Francisco de Assis
Autor(es): SOUSA, Janilene Macedo
Palavras-chave: Associação Lar São Francisco de Assis
Terceiro Setor
Comunicação
Associação Lar São Francisco de Assis
Third sector
Communication
Data do documento: 27-Jul-2020
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O presente estudo discute o papel da comunicação no contexto do Terceiro Setor, a partir da análise das práticas comunicacionais da Associação Lar São Francisco de Assis, em Imperatriz-MA. Esta instituição é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, destinada a abrigar idosos, em estado de abandono, em regime asilar. Recorreu-se à revisão bibliográfica e a pesquisa qualitativa exploratória de caráter descritivo, enquanto pressupostos metodológicos. Os resultados da pesquisa apontaram que, as mídias sociais da instituição citada não são atualizadas e monitoradas de forma regular. Assim, a comunicação desta entidade tem andado na contramão de muitas organizações não governamentais quanto ao uso das tecnologias digitais, necessitando de um gerenciamento sistemático e contínuo. A relevância deste trabalho se dá pela possibilidade de ampliar a discussão sobre o uso da comunicação no contexto do Terceiro Setor e conhecer melhor as práticas comunicacionais da Associação Lar São Francisco de Assis.
Descrição: ABSTRACT This study discusses the role of communication in the context of the Third Sector, based on the analysis of the communication practices of the Associação Lar São Francisco de Assis, in Imperatriz-MA. This institution is a non-profit philanthropic entity, designed to shelter the elderly, in a state of abandonment, in an asylum regime. Bibliographic review and qualitative exploratory research of a descriptive character were used, as methodological assumptions. The survey results showed that the social media of the mentioned institution are not updated and monitored regularly. Thus, the communication of this entity has gone against many non-governmental organizations regarding the use of digital technologies, requiring a systematic and continuous management. For this study, the emphasis will be on the Facebook page. The relevance of this work is given by the possibility of expanding the discussion on the use of communication in the context of the Third Sector and to better understand the communication practices of the Lar São Francisco de Assis Association.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4504
Aparece nas coleções:Monografias de Especialização em Assessoria de Comunicação Empresarial e Institucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JANILENE-SOUSA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso421,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.