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Título: Reopção de curso no ensino superior: revisão de literatura de 2004 a 2019
Título(s) alternativo(s): Reoption of course in higher education: literature review from 2004 to 2019
Autor(es): PEREIRA, Karoline Andrade
Palavras-chave: Orientação profissional e de carreira
Reopção de curso
Psicologia escolar e educacional
Professional and career guidance
Course reoption
School and educational psychology
Data do documento: 1-Nov-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: A reopção de curso no ensino superior é um fenômeno que tem ganhado consistência nos últimos anos e que se relaciona à ampliação do sistema de ensino superior, assim como evidencia lacunas no sistema de ensino básico. Além disso, fomenta discussões a respeito de aspectos complexos desde questões políticas e socioeconômicas à características relacionadas construção da personalidade e os diversos elementos que a influenciam. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo realizar uma revisão da produção científica publicada no período de 2004 a 2019 sobre a reopção de curso no ensino superior. A fim de atingir tal propósito, foram estabelecidos, como objetivos específicos: identificar o perfil das publicações e sistematizar aspectos abordados pelos autores – impactos familiares, institucionais e pessoais. Utilizou-se as bases de dados Scielo, Pepsic, Portal de Periódicos CAPES e o Google Acadêmico com os seguintes descritores: reopção de curso, mobilidade estudantil, orientação profissional, re-escolha profissional e redirecionamento de carreira. A partir dos critérios estabelecidos para delimitar o universo da pesquisa, foram obtidos sete artigos. Os resultados demonstraram que o tema desperta interesse de profissionais de diversas áreas além da psicologia como, por exemplo, a educação e a engenharia. Constatouse também o predomínio do caráter empírico das publicações. Quanto ao enfoque dado pelas pesquisas, elas abordaram aspectos familiares – influência de pais e irmãos, pressão no processo de escolha, o medo de decepcionar essas figuras de referência e o consequente isolamento vivenciado pelos indivíduos em processo de reopção; institucionais - funcionamento dos cursos, relações estabelecidas e a existência ou ausência de serviços de apoio; e aspectos pessoais como as reprovações em disciplinas, o desconhecimento de si, da profissão e do mercado de trabalho, elementos encontrados de forma mais ou menos evidente em todos os trabalhos analisados. Por fim, verificou-se que a Orientação Profissional e de Carreira apresenta arcabouço teórico e metodológico que pode contribuir para a discussão e a intervenção no âmbito da reopção de curso no Ensino Superior. Além disso, constatou-se a necessidade de mais trabalhos acerca da reopção de curso que adotem os impactos a longo prazo na vida dos sujeitos, possibilitando ações preventivas._____Abstract The reoption of a graduation course is a phenomenon that has gained consistency in the last years and relates to the increase of the university education, as well as it highlitghs gaps in the basic education system. Furthermore, it also promotes discussions about personality building and the diversity of elements that influence it.Therefore, this study aims to perform a review of published scientific production between the years of 2004 to 2019 about reoption of a graduation course. In order to achieve this purpose, were set as specific objectives: identify the profile of studies and systematize aspects addressed by the authors – family, institutional and personal impacts. From the criteria established to delimit the research universe, seven articles were found. The obtained results showed the debate arouses the interest of professionals from various areas besides psychology, such as education and engineering. There was also an predominance of an empirical character in the publications. Regarding the focus given by the research, they addressed family aspects - influence of parents and siblings, pressure in the choice process, fear of disappointing these reference figures and the consequent isolation experienced by individuals in the process of reoption; institutional – the operation of the undergraduate courses, established relationships and the existence or absence of support services; and personal aspects such as failures in subjects, lack of self knowledge, unfamiliarity with the profession and the labor market, elements more or less evident in all the analyzed articles. Ultimately,it has been found Professional and Career Orientation presents theoretical and methodological framework that can contribute to the discussion and intervention in this area. In addition, it was noted the need for more studies about graduation coursed reoption that assess the long-term impacts on the individuals’ lives, enabling preventive actions.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4510
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga

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