Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/4513
Título: | A importância da afetividade entre professor e aluno: um estudo de caso na Escola Municipal Maria Coelho em São Bernardo - MA |
Título(s) alternativo(s): | The importance of affectivity between teacher and student: a case study at Escola Municipal Maria Coelho in São Bernardo - MA |
Autor(es): | SILVA, Lucidalva Pereira da |
Palavras-chave: | Afetividade Relação professor-aluno Aprendizagem Affectivity Teacher-student relationship Learning |
Data do documento: | 2019 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | O presente estudo intitula-se “A IMPORTANCIA DA EETIVIDADE ENTRE PROFESSOR E ALUNO: um estudo de caso na Escola Municipal Maria Coelho em São Bernardo – MA”. Trata-se de uma análise das relações de afetividade que se estabelecem entre os professores e estudantes da instituição municipal de ensino público, a Escola Municipal Maria Coelho, localizada na zona urbana da cidade de São Bernardo – MA. Por meio desta pesquisa foi possível construir um quadro analítico das percepções de alunos e professores possuem sobre a importância da afetividade no processo de aprendizagem do estudante. No caso da pesquisa em foco, por se trata de uma investigação acerca dos aspectos simbólicos, optou-se pelo emprego de métodos qualitativos. A metodologia aplicada na realização do estudo envolve pesquisa bibliográfica e de campo. Optou-se pelo uso de um questionário estruturado para professores e alunos para a coleta dos dados, ou seja, para a apreensão das percepções de alunos e professores possuem sobre a importância da afetividade no processo de aprendizagem do estudante. A pesquisa foi aplicada junto a quatro (4) professores, com idades que variam de 32 a 50 anos de idade. Os alunos que participaram da pesquisa, foram 44 estudantes com idades que variam de 12 a 15 anos de idade, sendo vinte três (23) do sexo feminino e vinte e um (21) do sexo masculino. Portanto, com base nos dados obtidos no estudo, vê-se que o processo de aprendizado encontra-se intimamente interligado os aspectos afetivos que são desenvolvidos e construídos no ambiente escolar. Onde as práticas educacionais devem estar constantemente relacionadas com a afetividade e com o comprometimento do educador com o aprendizado do educando, proporcionando assim, um desenvolvimento cognitivo efetivo dos educandos. __ABSTRACT The present study is entitled “THE IMPORTANCE OF THE TEACHER AND STUDENT: A Case Study at Maria Coelho Municipal School in São Bernardo - MA”. This is an analysis of the relationships of affection that are established between the teachers and students of the municipal institution of public education, Maria Coelho Municipal School, located in the urban area of São Bernardo - MA. Through this research it was possible to build an analytical framework of the perceptions of students and teachers have about the importance of affectivity in the student learning process. In the case of the research in focus, because it is an investigation about the symbolic aspects, it was decided to use qualitative methods. The methodology applied to the study involves bibliographic and field research. We opted for the use of a structured questionnaire for teachers and students for data collection, ie, for the apprehension of the perceptions of students and teachers have about the importance of affectivity in the student learning process. The research was applied to four (4) teachers, with ages ranging from 32 to 50 years old. The students who participated in the research were 44 students with ages ranging from 12 to 15 years old, being twenty three (23) female and twenty one (21) male. Therefore, based on the data obtained in the study, it can be seen that the learning process is intimately interconnected with the affective aspects that are developed and built in the school environment. Where educational practices must be constantly related to the affectivity and the commitment of the educator with the learning of the student, thus providing an effective cognitive development of the students. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4513 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo. |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LucidalvaSilva.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 471,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.