Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4515
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dc.contributor.authorCASTRO, Juliana Moraes-
dc.date.accessioned2020-12-21T12:38:46Z-
dc.date.available2020-12-21T12:38:46Z-
dc.date.issued2020-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4515-
dc.descriptionABSTRACT The present work deals with a study about the teaching of sociology, specifically from a comparative analysis of the methodologies and practices developed the teachers of public school at the in the deep country of Maranhão state. In order to investigate how the development of methodological practices for the teaching of sociology occurs in cases where a teacher who works in the discipline has no specific training in this area of knowledge. My interest for this problematic borns during the internship experience in the first class of the High School, where I observed that the teachers who taught the discipline of sociology are trained in other areas of knowledge, but aren't trained in sociology. Thus, questions arise about it, as: how the fundamental assumptions approached by several classical authors of sociological thinking occur? What is the quality of education offered under these conditions? The research was carried out in two urban state schools located in a city of Maranhão, in the Northeast of the country. The target audience were 5 (five) teachers who have or do not have specific training in Sociology, having as a selection criterion in the discipline of Sociology without having a training. For this study we used qualitative research with participant observation, semistructured interviews and reading of bibliographic material, such as: the National Education Guidelines and Framework Law (Lei de Diretrizes e Bases da Educação–LDB) No. 9.394/96, the National Curriculum Guidelines, the National Curriculum Parameters and the Law No. 11,684 / 2008 and their amendments. For data analysis, I will work with authors who support the education and teaching practice of the Sociology discipline; namely: Durkheim (1987), José Murilo de Carvalho (2009), Amaury Moraes (2003; 2010), Bourdieu (1999), Florestan Fernandes (1964), among others. Therefore, at first, the hypothesis of this work was linked to the importance of the performance of professionals with a background in Sociology, to achieve more effectively the objectives of the discipline, resulting in the best quality of teaching / learning for students. But, after analyzing the interviews, I realized that the quality of teaching is related to several factors and that the gain obtained from the creation of undergraduate degrees in sociology cannot be detached from continuing education and critical analysis of these courses.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata de um estudo acerca ensino de Sociologia, uma análise comparativa das metodologias e práticas desenvolvidas por professores da rede pública no interior do Maranhão. Com o objetivo de investigar como ocorre o desenvolvimento das práticas metodológicas para o ensino de sociologia, em casos que professor (a) que atua na disciplina não possui formação especifica nesta área de conhecimento. O interesse por esta temática surgiu durante a experiência de estágio de Ensino Médio I, onde observei que os professores que ministravam e ministram a disciplina de sociologia são formados em outras áreas do conhecimento. Surgindo assim, questionamentos sobre como ocorre à abordagem dos pressupostos fundamentais elencados por diversos autores clássicos do pensamento sociológico? Qual a qualidade do ensino ofertado nessas condições? A pesquisa foi realizada em duas escolas estaduais da área urbana localizadas em um município do Maranhão, na região Nordeste do País. O público-alvo foram 5 (cinco) docentes que possuem ou não a formação especifica em Sociologia, tendo como critério de seleção na disciplina de Sociologia sem possuir uma formação. Para realização deste estudo recorreu-se a pesquisa qualitativa com observação participante, entrevistas semi-estruturadas e leitura de material bibliográfico, como: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira 9394/ 96, as Diretrizes Curriculares Nacionais, os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Lei nº 11.684/2008 e suas alterações. Para análise dos dados, trabalharei com autores que respaldam a educação e a prática do ensino da disciplina de Sociologia no âmbito, sendo eles: Durkheim (1987), José Murilo de Carvalho (2009), Amaury Moraes (2003; 2010), Bourdieu (1999), Florestan Fernandes (1964), dentre outros. Portanto, de início a hipótese deste trabalho se vinculava a importância da atuação de profissionais com formação em Sociologia, para efetivar com maior eficácia os objetivos da disciplina, resultando na melhor qualidade do ensino/aprendizagem para os alunos. Mas, após análise das entrevistas percebi que a qualidade do ensino está relacionada a vários fatores e que o ganho obtido com a criação das licenciaturas em Sociologia não pode estar desvinculado de uma formação continuada e de análises críticas sobre esses cursos.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
dc.subjectOlhar Sociológicopt_BR
dc.subjectMetodologiaspt_BR
dc.subjectFormação Inicialpt_BR
dc.subjectFormação Continuadapt_BR
dc.subjectSociology Teachingpt_BR
dc.subjectSociological viewpt_BR
dc.subjectMethodologiespt_BR
dc.subjectInitial formationpt_BR
dc.subjectContinuing Formationpt_BR
dc.titleEnsino de sociologia: análise comparativa das metodologias e práticas desenvolvidas por professores da rede pública no interior do Maranhãopt_BR
dc.title.alternativeSociology teaching: comparative analysis of methodologies and practices developed by public school teachers in the interior of Maranhãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo.

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